Portal da Cidade Brusque

Monitorado

Defesa Civil alerta para o risco de temporais e de ciclone nesta quinta-feira

Comunicado foi emitido pela coordenadoria estadual e é válida para toda Santa Catarina. Existe a possibilidade de enxurradas, deslizamentos e alagamentos

Postado em 22/01/2020 às 12:15

(Foto: Portal da Cidade Brusque)

Um aviso meteorológico, emitido pela Coordenadoria de Proteção, além da Defesa Civil de Brusque alerta para o risco de temporais nesta quinta-feira (22). O diagnóstico prevê, inclusive, um ciclone com características subtropicais, em alto mar.

O fenômeno deve interferir nas condições de tempo em Santa Catarina. A partir do fim da madrugada e ao longo da tarde do período, o transporte de umidade se intensifica na costa catarinense.

Desta maneira, a previsão é de acumulados significativos de precipitação nas regiões da faixa leste do estado, com destaque para a Grande Florianópolis, Litoral Sul e áreas de fronteiras com o Planalto sul. Existe a possibilidade de enxurradas, deslizamentos e alagamentos, incluindo a região do Vale do Itajaí. 


Como se proteger 

Para os casos de tempestade, a recomendação é que os cidadãos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, a orientação é agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos. Se estiver na praia, jamais se deve ficar na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, é importante que sejam desligados os aparelhos eletrônicos e que não se utilize o telefone. Também é recomendado ficar longe das janelas. 

Nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199 e 193.

Fonte:

Receba as notícias de Brusque no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário