Portal da Cidade Brusque

Segurança

Em alta, trilhas são alternativa na região, mas exigem atenção dos praticantes

Falta de informação e de mais opções de guias especializados demandam atenção para quem quer se aventurar pelo Vale do Itajaí

Publicado em 14/01/2020 às 07:20
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Reprodução)

A chegada dos meses mais quentes do ano torna os esportes ao ar livre uma alternativa para quem quer conhecer a região de uma forma diferentes. Apesar do atrativo turístico é preciso atenção redobrada na hora de se dedicar à prática. Pelas redes sociais, o Corpo de Bombeiros reforçou os principais cuidados que se deve ter ao organizar uma trilha.

Segundo o sargento Carlos Rodrigo da Silva, a busca de informações prévias sobre o local onde será feita a prática é fundamental. Outro ponto de alerta do bombeiro é quanto ao uso de roupas adequadas até como forma de evitar lesões e acidentes com animais.  

De acordo com ele, os locais sinalizados devem ser prioridade para os praticantes de trilhas. Para evitar maiores problemas, ter no grupo um guia especializado no local onde o trajeto será feito, além de comunicar parentes e amigos sobre o local, dia e horário da prática podem ser úteis. Apesar de recomendado, a disponibilidade de profissionais aptos a prestar o serviço ainda é restrita na região.

Em operações de resgate, a tecnologia é indicada como uma importante aliada para as equipes de salvamento. De acordo com Silva, testes feitos na região indicam que os sistemas de geolocalização possuem cerca de seis metros de precisão ao indicar a localização aproximada de uma possível vítima. Com a disponibilidade do serviço, a atuação ganha em velocidade e precisão.


Dicas de segurança

1- Planeje o local a ser visitado, conheça a trilha e procure guias especializados

2- Avise a família e amigos para qual local você irá, o horário de ida e previsão de retorno

3- Leve celulares carregados e baterias extras

4 - Utilize equipamentos, materiais e vestimentas adequadas

5- Leve alimentação e água extras, para o caso de imprevistos

6- Use filtro solar, óculos, repelente e bonés

7- Jamais saia da trilha principal

8- Utilize os sapatos adequados para esta prática esportiva e evite acidentes

9- Em caso de acidentes, ligue para o 193

10 - Mantenha a calma, repasse todas as informações ao atendente e siga as orientações

11- Fique parado em um ponto fixo e aguarde o socorro

Fonte: Corpo de Bombeiros

Fonte:

Deixe seu comentário