Portal da Cidade Brusque

MAIO AMARELO

Falta do cinto de segurança é infração de trânsito mais cometida em Guabiruba

Em 2017, a cidade registrou mais de 50 feridos e três óbitos em acidentes de trânsito. Campanha Maio Amarelo visa conscientizar motoristas guabirubenses.

Publicado em 08/05/2018 às 00:27

(Foto: Divulgação)

Quem circular pela rua Brusque, em Guabiruba, ou frequentar estabelecimentos públicos, como Prefeitura, Câmara Municipal ou Casa da Cidadania vai perceber grandes laços amarelos colocados em postes de iluminação pública e na recepção dos estabelecimentos.

O símbolo se refere à campanha Maio Amarelo, cujo objetivo é colocar em pauta o tema trânsito e chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em Guabiruba, foram mais de 50 feridos em acidentes e de três óbitos em 2017.

Embora a Semana Nacional do Trânsito seja em setembro, o maio é escolhido para a campanha pois em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Já a cor amarela simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Conforme a coordenadora da GBTRAN de Guabiruba, Mariana Reis, a campanha serve de alerta aos usuários do trânsito, que são os principais responsáveis pelos acidentes. “Nesses laços colocamos frases sobre a imprudência, que é a principal causa dos acidentes, reforçando a importância da responsabilidade do usuário, pois o trânsito deve ser utilizado para ir e vir com segurança”, reforça.

Deixar de usar o cinto de segurança é o que tem resultado em maior número de infrações em Guabiruba. Das 941 infrações registradas no Detran de 3 de maio de 2017 a 3 de maio de 2018, 258 (27,42%) são por falta do uso do cinto de segurança. Já conduzir o veículo sem o devido licenciamento correspondeu a 131 (13,92%) multas e dirigir com o celular 102 (10,84%).

Fonte:

Deixe seu comentário