Portal da Cidade Brusque

CAMPANHA

IGP de SC lança site para localizar pessoas desaparecidas por meio da Perícia

familiares de pessoas desaparecidas podem contribuir com DNA que fará parte do Banco Nacional de Perfis Genéticos

Publicado em 25/05/2021 às 23:33

(Foto: Ilustração)

A Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, promovida pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública iniciou nesta terça-feira (25). Dentre a participação das ações feita pelo Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina está o lançamento do site do programa Conecta. Através dele a perícia catarinense busca se aproximar da população para localizar pessoas desaparecidas.

O site contém todas as informações necessárias para que os familiares de pessoas desaparecidas possam aderir ao programa e realizar seu cadastro, com o passo a passo de como contribuir com DNA que fará parte do Banco Nacional de Perfis Genéticos.

As orientações do site do Conecta explicam detalhadamente como o familiar deve proceder desde o desaparecimento até o comparecimento no IGP para a coleta do material genético. A captação desse material é um procedimento simples para o familiar, mas muito importante.

“Trazer esta informação de fácil acesso e entendimento é um grande projeto realizado pelas equipes dos Institutos de Análises Forenses, Médico-Legal e Identificação Civil e Criminal do IGP”, destaca o perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano.

“Santa Catarina tem se mostrado pioneira em muitos trabalhos relacionados a este tema e isso se deve, além dos investimentos na área, à expertise técnica dos profissionais da Perícia. Esperamos que o site seja um facilitador para que muitas famílias que procuram por seus parentes tenham finalmente uma resposta”, finaliza.

Programa Conecta

O Conecta é um programa integrado e multidisciplinar para identificar vítimas através de dados obtidos de seus familiares e da utilização de ferramentas de Antropologia Forense, Odontologia Legal, Genética Forense e Representação Facial Humana.

Coletas em Santa Catarina

Referente à participação de Santa Catarina na Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, os familiares deverão agendar atendimento no site do Conecta. Em Florianópolis, o evento de coleta do material genético dos familiares acontecerá de 14 a 18 de junho.

Ocorrerá também uma interiorização do Conecta no dia “D” (16 de junho) com ação simultânea de captação de familiares nas unidades do IGP de Lages, Joinville, Criciúma e Chapecó. Nessas unidades, além da coleta de materiais biológicos dos familiares, ocorrerá a entrevista antropológica (para conhecer melhor os detalhes das características de uma pessoa) e o programa de progressão de idade (que simula as mudanças na fisionomia com o passar do tempo). Também haverá ação conjunta com a Polícia Federal em Florianópolis e Dionísio Cerqueira.

Após a finalização da campanha, o serviço continuará sendo prestado continuadamente através do site do Conecta. Moradores de outras cidades podem se cadastrar conforme as instruções do site e serão contatados para agendamento.


Fonte:

Deixe seu comentário