Portal da Cidade Brusque

CORONAVÍRUS

MP recomenda Prefeitura de Itajaí a não divulgar mais tratamento com ozônio

Administração diz que mantém interesse em pesquisa sobre o procedimento, mas que aguardará liberação da Conep para retomar

Publicado em 12/08/2020 às 21:16

(Foto: Reprodução )

A Prefeitura de Itajaí, não divulgará mais que a prática de ozonioterapia por via retal é eficaz no tratamento de covid-19 e também não iniciará pesquisa com uso de ozônio em pacientes contaminados pelo novo coronavírus sem que haja antes autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). A informação foi anunciada pela própria prefeitura ontem (12), atendendo a recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que enviou documento direcionado ao prefeito Volnei Morastoni.

"O Ministério Público recomenda que Vossa Excelência: abstenha-se de realizar a prática de pesquisas ou estudos experimentais acerca da utilização da ozonioterapia para o tratamento da COVID-19 até que seja expressamente autorizada pela Conep", diz o documento do MPSC.

O promotor de Justiça Maury Roberto Viviani recomendou também através do documento que a Prefeitura não divulgue mais o tratamento, considerando as declarações realizadas pelo prefeito em entrevistas e redes sociais, em que Morastoni defende a ozonioterapia como tratamento eficaz contra a covid-19. "Abstenha-se publicar recursos audiovisuais ou artigos, nos canais oficiais do município de Itajaí ou outros meios públicos de comunicação, informações de eventual eficácia ou produção antecipada de resultados acerca da utilização da ozonioterapia no enfrentamento do coronavírus antes que os resultados sejam devidamente apurados,divulgados e concluídos, a fim de evitar eventual sensação de falsa segurança ou imunidade à população".

Itajaí possui 4,1 mil casos de Covid-19 e 129 mortes. Com a recomendação do MPSC, a prefeitura de Itajaí reforçou que só aplicará a pesquisa em prática quando houver autorização. O investimento, se autorizado, será entre R$ 40 mil e R$ 50 mil.

Além de ter anunciado a ozonioterapia, a prefeitura de Itajaí tem usado a ivermectina na prevenção ao coronavírus há mais de um mês. Mas na terça-feira (11), o Conselho de Saúde de Itajaí solicitou que a prefeitura suspenda a distribuição de ivermectina e de homeopatia como medida de combate à Covid-19.


Fonte:

Deixe seu comentário