Portal da Cidade Brusque

TURISMO REGIONAL

Novo posicionamento reforça potencial turístico do Vale Europeu

Solenidade entre autoridades marcou a comemoração dos 52 anos da Ammvi e o lançamento da marca Amve

Publicado em 02/08/2021 às 21:28

(Foto: Jaime Batista)

No dia em que comemora 52 anos de uma atuação consolidada para o fomento do desenvolvimento econômico da região, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) passa a se chamar Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve).

A nova marca foi apresentada na manhã desta segunda-feira (2) em uma entrevista coletiva para a imprensa e por meio de uma live. A mudança também deve ser reforçada em uma campanha institucional ao longo do ano.

A ideia do reposicionamento foi apresentada pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, quando ele estava à frente da entidade, sendo aprovada pelos prefeitos com o objetivo de fortalecer o que os 14 municípios têm em comum: a colonização europeia.

“Usamos isso como a base referencial do que vemos no nosso dia a dia, de que aquilo que é feito na nossa região é bom, de qualidade, um reconhecimento nacional que temos e que pode ser a chave principal para alavancar o turismo como um todo, transformando os eventos em encontros regionais e não mais exclusivos de uma cidade”, explica Hildebrandt, que hoje também responde como vice-presidente institucional da Amve.

As primeiras reuniões sobre o assunto aconteceram em 2019, mas a mudança foi adiada devido à pandemia. No ano passado, as cidades estavam focadas no enfrentamento da covid-19. Agora, com o avanço da vacinação e a expectativa da volta à normalidade, o projeto saiu do papel.

“Temos certeza que fomentando o turismo, estaremos fomentando a economia da nossa região, gerando oportunidade, emprego e renda para nossa gente, contribuindo para a retomada desse setor tão importante e que foi muito impactado neste último ano”, reforça o presidente da Amve e prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall.

Sobre a nova marca

Além do novo posicionamento e do trabalho focado de apoio ao fortalecimento do trade turístico, o resgate histórico e cultural da região também está representado na nova marca. O “A” estilizado remete a uma casa enxaimel, técnica de construção trazida pelos colonizadores alemães e italianos. Já as cores, marrom e um tom mais alaranjado, significam os caibros e os tijolos que dão sustentação a essas construções. Por fim, a fonte escolhida é imponente, replicando a união de esforços para o bem comum.

“Nossa instituição já tem muita força, muita credibilidade. São muitos anos trabalhando pelo desenvolvimento regional. O Vale Europeu é hoje um dos principais destinos turísticos do nosso país e quando tomamos a decisão por essa mudança, nós fortalecemos essa marca, as nossas tradições, cultura e turismo”, complementa o vice-presidente de Políticas Públicas da Amve e prefeito de Ascurra, Arão Josino da Silva.

Na oportunidade, o prefeito de Brusque, Ari Vequi participou da solenidade e destacou a importância da alteração da marca.

“Agora passa-se a chamar Associação de Municípios do Vale Europeu, tudo isso faz parte de um grande projeto turístico e de divulgarmos a região, que é o Vale do Itajaí. Nossa fundação de origem alemã, italiana, polonesa, portuguesa. Todos esses povos representados hoje pelo Vale Europeu, essa denominação com certeza vai levar nossa região a um potencial maior, principalmente do turismo,” disse.   

A Amve

A Associação de Municípios do Vale Europeu é composta por 14 municípios, sendo eles: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.


Fonte:

Deixe seu comentário