Portal da Cidade Brusque

Assessoria

Núcleo de Prática Jurídica da Unifebe oferece atendimento gratuito

NPJ desenvolve suas atividades há 24 anos

Publicado em 08/05/2019 às 06:59
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Reprodução)

Criado para o desenvolvimento do estágio curricular supervisionado obrigatório do curso de Direito, com finalidade pedagógica e de atendimento à comunidade, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) desenvolve suas atividades há 24 anos.


Com perfil voltado às realidades sociais que visam a entrega da prestação jurisdicional de forma eficaz e célere, o NPJ atua, igualmente, e de forma efetiva, no atendimento à comunidade em situação financeira e econômica de hipossuficiência.


Atende demandas relacionadas ao Direito Civil, com ênfase ao Direito de Família, Previdência Social e responsabilidade do Estado em ações que visam a entrega de medicamentos. Também nas questões judiciais, a conciliação é priorizada.


Além dessas atividades e com o intuito de profissionalizar o acadêmico do curso de Direito da Unifebe, são realizadas parcerias com escritórios de advocacia, Defensoria Pública e departamentos jurídicos de empresas de Brusque e região.


"A preocupação com a competência nos atendimentos e a resolução dos conflitos, bem como na qualificação profissional dos estagiários não se encontra apenas atrelada às questões jurídicas. A implantação da gestão administrativa no NPJ é outro fator preponderante que almeja a aptidão e maestria dos serviços prestados", destaca a coordenadora do Núcleo, Adriana Bina da Silveira.


A coordenadora do curso de Direito, Anna Lúcia Martins Mattoso, também ressalta a responsabilidade social, através da extensão, na aplicação dos conhecimentos jurídicos dos acadêmicos da Unifebe voltado para o benefício da comunidade da Comarca de Brusque.


"Temos parceria com entidades públicas e privadas por meio de atividades desenvolvidas junto à Unidade Prisional Avançada de Brusque, promoção de palestras efetuadas por estagiários e professores em escolas com temas relevantes sobre cidadania, direitos humanos, bem como sobre o olhar ao idoso", finaliza.




Espaço prático

O NPJ é um espaço prático do curso de Direito. Anualmente são realizados cerca de 1 mil atendimentos à comunidade nos núcleos de Assistência Judiciária gratuita e no Juizado Especial Cível, além de promover mais de 60 atendimentos anuais na parte de conciliação e mediação familiar.


Para isso, cerca de 250 estagiários do curso de Direito passam anualmente pelo local, onde são orientados por seus professores, sob a supervisão do coordenador do estágio curricular supervisionado e da coordenação do curso.



Atendimento à comunidade

Assistência Judiciária: Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h e das 14h às 16h


Juizado Especial Cível: Segunda a sexta-feira, das 14h às 16h


Mediação Familiar: Quintas-feiras, das 14h às 16h (mediante prévio agendamento)


Informações

E-mail: npj@unifebe.edu.br


Telefones: 3211-7254




Fonte:

Deixe seu comentário