Portal da Cidade Brusque

Estado

Outono tende a ser de temperaturas elevadas, indica Defesa Civil

Apesar de as temperaturas diminuírem durante o outono, períodos mais quentes ainda são comuns, com as temperaturas passando dos 30°C

Publicado em 21/03/2023 às 11:35

(Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom)

O outono de 2023 começou às 18h25 desta segunda-feira(20), e termina no dia 21 de junho. Durante este período, ocorrem mudanças importantes no clima de Santa Catarina. Uma delas está relacionada às temperaturas, com a grande amplitude térmica sendo a marca da estação, ou seja, as manhãs são mais frias, enquanto as tardes são mais quentes. Além disso, as massas de ar frio começam a chegar ao estado.

Apesar de as temperaturas diminuírem durante o outono, períodos mais quentes ainda são comuns, com as temperaturas passando dos 30°C, principalmente entre o final de abril e maio. O prognóstico é indicado pela Defesa Civil de Santa Catarina.

Já com relação às chuvas, que no verão são causadas pelo calor e umidade, passam a ocorrer cada vez mais por conta da passagem de frentes frias. O Litoral e planaltos apresentam um período mais seco, enquanto que no Grande Oeste os volumes de chuva aumentam consideravelmente em relação ao verão.

Neste outono, apesar do fim da La Niña, são esperados acumulados que, no geral, devem ficar abaixo da média no estado. A estiagem no Grande Oeste catarinense deve ser agravada devido a esta condição. Em relação às temperaturas, espera-se que o frio chegue de forma gradual e não persista por muito tempo. Apesar disto, não se descartam eventos meteorológicos extremos de chuva e temperatura.

Danos causados pela agitação marítima e ressaca nas regiões costeiras são mais frequentes e requerem maior atenção. Com a entrada da nova estação, é normal que o número de inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos e tempestades com granizo diminuam em comparação ao verão, já os vendavais passam a ser mais frequentes.


Fonte:

Deixe seu comentário