Portal da Cidade Brusque

GUABIRUBA

Praça trintenária em Guabiruba ganha busto de Theodoro Debatin

Ato aconteceu neste sábado (9)

Publicado em 10/06/2018 às 06:24

Na manhã deste sábado (9), foi inaugurado o busto de Theodoro Debatin na praça central de Guabirub.

O ato reforça a homenagem à Theodoro Debatin, que empresta seu nome à praça por ter sido o proprietário do terreno antes do mesmo se tornar público, há 31 anos.  A iniciativa do tributo partiu da família Debatin e teve o apoio da Prefeitura Municipal, que inaugurou a praça em 10 de junho de 1987, quando o município completou 25 anos e era governado pelo prefeito Guido Antônio Kormann.

Theodoro Debatin foi marceneiro e pai de onze filhos, sendo que três deles: Germano, Arno e Tino, ainda se reúnem aos domingos na praça com sobrinhos e netos. Além dos três, a filha Leucádia vive e esteve presente na cerimônia da inauguração com os irmãos Arno e Tino. Eles auxiliaram no descerramento do busto, construído pelo escultor Karl Guenther Theichmann.

Para os netos de Theodoro, Renato Evaristo Correia e Mauro Debatin, o momento foi muito significativo e emocionante para toda a família. “Estamos muito felizes com essa homenagem ao meu avô, um homem muito trabalhador e que prezava pela união da família”, pontuou Mauro. O filho Germano complementa: “foi uma pessoa muito boa”.

Além da escultura de Theodoro Debatin, a praça abriga os bustos de Henrique Dirschnabel, primeiro prefeito de Guabiruba (10 de junho de 1962 a 31 de janeiro de 1963), e Carlos Boos, primeiro prefeito eleito (1° de fevereiro de 1963 a 31 de janeiro de 1969).

Na ocasião, o vice-prefeito Valmir Zirke, lembrou que quando criança quase não conseguia passar de bicicleta para ir à escola quando chovia por conta das barreiras formadas oriundas do morro.

“Somos gratos à família, pois hoje em dia, quando se pensa em vender o terreno para a prefeitura, o mesmo costuma valorizar”, comparou. Já o prefeito Matias Kohler destacou a importância da praça enquanto local de pluralidade e lazer, valorizando a contribuição da família na concretização da obra. “Os desafios do passado eram tanto ou mais que no presente. E a gente sabe das dificuldades o apoio ou doação de uma área. Então Theodoro e a família deixam registrado”, frisou.

Fonte:

Deixe seu comentário