Portal da Cidade Brusque

REPERCUSSÃO

Prefeito de Itajaí lamenta piadas e enfatiza aplicação de ozônio via retal

Volnei Morastoni (MDB) diz que a medida sugerida por ele virou "escárnio e zombaria"

Publicado em 05/08/2020 às 22:20
Atualizado em

(Foto: Reprodução/Facebook)

Após defender a aplicação de ozônio via retal como medida de tratamento contra a covid-19, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), voltou a defender a participação da cidade um estudo científico com essa alternativa e condenou as piadas e memes que repercutiram após ele sugerir a medida no início da semana. Para Morastoni, a aplicação pelo ânus de ozônio virou "escárnio e zombaria".

Em novo vídeo publicado na última terça-feira (4), o prefeito alegou que o município já registrou 100 mortes pela covid-19 e que “toda iniciativa é válida”.

No post, o prefeito escreveu:

"Vi a grande repercussão que teve a live do município onde falei sobre a ozonioterapia. Mas quero deixar claro que o assunto é sério. Vivemos um momento grave para a saúde pública. Estamos em meio à maior pandemia da história da humanidade, lutando contra um vírus diferente de tudo que conhecemos. Um vírus que já vitimou mais de 100 itajaienses. Como prefeito, e como médico, tenho o dever de buscar novas abordagens, novas soluções para vencer essa guerra contra o coronavírus. E a ozonioterapia tem mostrado bons resultados em vários países, como Itália e Espanha. Entendo que há falta de informação sobre o assunto, e que é preciso esclarecer melhor a população. É isso que busco fazer neste vídeo. "

No vídeo, Morastoni defende que a prefeitura de Itajaí aderiu a um protocolo de pesquisa científica "já aprovado pelo Cons Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde".

"Os pacientes poderão participar desse estudo de forma voluntária, desde que preencham os quesitos e assinem o termo de consentimento da pesquisa. Como não há uma terapia definitiva, todas as iniciativas baseadas em estudos científicos são importantes para auxiliar na busca pelo tratamento. Infelizmente, todo esse esforço em dar mais uma opção de tratamento à população vem sendo mostrado como escárnio e zombaria. Preocupado apenas em salvar vidas, em proteger a saúda das pessoas, não imaginei que oferecer esse novo tratamento fosse criar uma repercussão tão grande, tantas piadas, memes e manchetes sensacionalistas", disse.

Itajaí distribui desde o início de julho a ivermectina, medicamento alvo de debate entre profissionais da saúde, mas que não tem eficácia comprovada para prevenir e combater a Covid-19.

Assista o vídeo:

Fonte:

Deixe seu comentário