Portal da Cidade Brusque

REGIÃO

Recém-nascida é retirada da mãe horas depois do parto em SC; entenda

Caso aconteceu na última quarta-feira (28) e criança foi acolhida institucionalmente em um abrigo

Publicado em 02/08/2021 às 05:39

(Foto: Ilustração)

Uma bebê recém-nascida foi retirada da mãe horas depois de nascer no Hospital Universitário, em Florianópolis. O fato aconteceu na última quinta-feira (28), e foi determinado pelo Conselho Tutelar da Capital.

A menina foi afastada da mãe, uma mulher de 21 anos, após ser amamentada uma única vez e em seguida levada a UTI Neonatal da instituição. Com isso, a mãe reivindica os seus direitos e se manifesta contra a retirada do leite para a amamentação artificial.

Devido aos fatos, uma manifestação foi feita em frente ao hospital na última sexta-feira (30), pelo movimento negro e população de rua, os quais denunciam que a mãe sofreu racismo institucional e violência obstétrica.

Em entrevista para o Portal Catarinas, a mãe relatou que a conselheira disse que retiraria a criança devido ao passado da jovem, a qual esclarece que em 2019 morou na rua e utilizou drogas.

Contudo, ela ainda declara que não foi procurada para saber sobre sua atual situação. Segundo a advogada da família, Iris Gonçalves, a mãe possui emprego, endereço fixo junto ao pai e rede de apoio.

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, a jovem faz um apelo e pede ajuda para que consiga rever a filha.

“Em 2017 eu perdi uma filha e eu a enterrei. E isso me dói, todos os dias. Então veio a bebê para me trazer um pouco mais de esperança e me deixaram com ela apenas umas duas horas, mais ou menos, alegando várias coisas do meu passado sem querer saber se eu mudei ou não e como está a minha condição de vida, sem querer saber como seria a vida da minha filha agora”, desabafou.

Com isso, nem o pai e nem a mãe puderam registrar a criança oficialmente. Os avós paternos fizeram registro policial do impedimento de acessarem o bebê. Desde que recebeu alta do hospital, a menina foi acolhida institucionalmente em um abrigo.


*Com informações do Portal Catarinas.

Fonte:

Deixe seu comentário