Portal da Cidade Brusque

REPRESENTATIVIDADE

SC escolhe 1ª miss universo negra após mais de 60 anos

Bruna Valim representou Otacílio Costa. Concurso acontece desde 1955

Postado em 13/10/2021 às 14:16 |

(Foto: Reprodução)

A miss universo que vai representar Santa Catarina em 2021 é a primeira mulher negra escolhida pelo concurso em 66 anos. A atriz e modelo Bruna Valim, de 27 anos, representou Otacílio Costa, na Serra Catarinense.

A divulgação do resultado aconteceu no domingo (10) e a vencedora se prepara para participar no Miss Universo Brasil, que será realizado no início de novembro.

"Por que eu tenho que odiar o meu corpo, a minha pele e o meu cabelo? Foi um processo doloroso [de aceitação]. Mas que eu quero falar muito sobre isso para que outras meninas como eu não tenham que passar por isso", afirma

Bruna nasceu em Santana do Araguaia, no Pará, mas se mudou para o estado catarinense com cerca de 1 anos e 7 meses. Adotada pelos tios e vivendo entre uma população predominantemente branca, Bruna via pouca beleza no que era. Por muito tempo, durante a infância e a adolescência, o cabelo foi o principal problema.

"Eu vivi a vida inteira de cabelo preso. Lavava ele, deixava secar e já amarrava. Eu me fechava. Ou era um coque ou trança. Estava sempre dependente disso", relembra.


A Miss atualmente mora em Itapema, no Litoral Norte, onde trabalha em uma startup. O Miss Universo Brasil acontece entre os dias 3 e 8 de novembro.

"Eu ouvi um comentário de que eu não tinha perfil catarinense. Que eu não poderia ser Miss Santa Catarina. E eu sabia que se eu ganhasse eu teria que estar muito forte porque os comentários contrários iriam vir. Por que uma menina mais clara não é questionada? Temos que lutar três vezes mais para ser ouvida", disse.

O Miss Universo Santa Catarina teve um formato diferente em 2021. O estado teve direito a 70 vagas para a eliminatória por votação popular e 20 candidatas foram escolhidas para a final estadual.

"Você odiar você mesmo é muito pesado. Isso não pode acontecer. Eu vi que perdi tanto tempo não gostando do meu cabelo, odiando meu cabelo, que poderiam ter acontecido coisas mais rápidas comigo. Como a minha carreira de modelo e ter inspirado mais meninas também", afirma.


Fonte:

Receba as notícias de Brusque no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias