Portal da Cidade Brusque

Leitura

Sebo de Guabiruba é a única loja física de livros usados na região

Iniciativa de professora é alternativa para adquirir livros a preços acessíveis na região pela internet ou presencialmente

Publicado em 07/03/2019 às 03:31

Apaixonada por livros desde a infância, a professora Márcia Antônia Moreira é a idealizadora do sebo "Só Acredito Lendo" (Foto: Rodrigo Bustamante/Portal da Cidade Brusque)

Para quem é aficionado por leitura, talvez mais interessante do que ler e poder viajar nas histórias de um bom livro seja encontrar aquele título tão procurado. Toda oportunidade de poder dar uma “garimpada” em uma livraria ou sebo e dar uma pesquisada nos volumes que ocupam as prateleiras é uma chance de encontrar aquela raridade, ou uma obra indispensável a qualquer biblioteca particular.

Em tempos onde grandes livrarias passam por mal bocados financeiros e o mercado editorial no Brasil é incerto, os sebos, onde são vendidos ou trocados livros seminovos e usados, são uma opção para quem não dispensa uma boa leitura e quer pagar um preço que não pese tanto no bolso na hora de conseguir a obra tão desejada.

Há muito tempo sem uma loja física especificamente voltada para a venda e troca de livros na região, uma professora de Guabiruba tirou do papel e do ambiente virtual o projeto de ter um legítimo sebo para amantes da literatura terem essa experiência sensorial de encontrar o livro tão almejado.

 

Paixão por livros

Quando a professora de química Márcia Antônia Moreira decidiu dar início ao sebo “Só Acredito Lendo”, o fascínio pela leitura certamente foi determinante. Leitora desde muito jovem e cliente deste tipo de estabelecimento desde sempre, Márcia teve o lampejo de ter o seu próprio sebo ao perceber a dificuldade dos alunos de conseguir encontrar livros à preços acessíveis na região.

“A ideia de montar veio do meu próprio gosto pessoal. Eu sou cliente de sebo desde criança e senti essa necessidade por trabalhar com os alunos, via a questão dos preços absurdos que se cobram nas livrarias, e com a falta de um na região, surgiu então a ideia”, explicou Márcia.

A professora revela que sempre quis ter uma livraria, mas enxergou nesse nicho uma possibilidade para despertar também nas pessoas o desapego pelos livros que já haviam sido lidos.

“Na verdade, eu sempre tive a vontade de ter uma livraria, mas transformar esse sonho antigo num sebo foi mais pela necessidade da região mesmo de não ter essa oportunidade de trabalhar o desapego e adquirir as obras em valores mais razoáveis”, justificou.

 

Leitores de todas as idades

Os primeiros livros a compor o acervo do sebo foram os da própria professora e de amigos e pessoas que deixavam o material consignado, além daqueles comprados em sebos de outras cidades por ela e seu marido Luís Carlos. A venda começou no mundo virtual em janeiro de 2017, ou ainda na participação com estandes em feiras culturais da região. De acordo com a professora, o público que mais compra e procura por livros são os mais jovens.

“O perfil da minha clientela é, na maioria, de jovens. Tanto que quando eu criei a loja física eu, privilegiei, essa faixa etária, a comunidade geek, nerd e os jovens. Depois da abertura do espaço físico eu passei a ter uma clientela mais diferenciada”, conta.

Depois de reforçar o acervo de livros e criar uma freguesia vendendo pela internet, o espaço físico do Só Acredito Lendo foi aberto há cinco meses, em setembro de 2018, e além dos livros passou a vender também artigos e presentes ligados a cultura geek e pop. Conforme explicou Márcia, a partir de então houve uma mudança no perfil dos clientes.

“Hoje tem senhoras que gostam de ler desde sempre e que passaram a ter essa oportunidade de comprar também. Em Guabiruba tenho clientes fiéis que vão a cada 15 dias e as vezes até semanalmente buscar um livro, que são senhoras e senhores mais velhos que moram ali por perto, então foi uma clientela que eu descobri somente depois de abrir a loja”, relatou a professora.

 

Leitura na era digital

A constante evolução dos meios eletrônicos e da maneira das pessoas se relacionarem mudou a forma das pessoas consumirem cultura também. Há poucos meses, grandes redes de livrarias nacionais, como a Cultura e a Saraiva, entraram com pedido de recuperação judicial e escancararam os problemas enfrentados no mercado editorial brasileiro, gerando um grande debate a respeito do tema.

Na contramão desse cenário desolador, os jovens da região, que tem muita familiaridade com o touch dos smartphones do que qualquer outra coisa, optam muitas vezes pelo bom e velho livro físico na hora de sentar e ler. De acordo com a professora Márcia, somente a questão financeira leva as pessoas para plataformas de leitura digitais.

“Nós temos um número grande de jovens que se interessam pela leitura, e nós temos aquela maioria que é da cultura pop, que é do que está na moda, mas dentro deste grupo que é grande, tem um pequenininho que se interessa de fato por literatura e esse grupo prefere o livro físico ainda. A maioria das pessoas com quem eu converso não são adeptas do Kindle, do PDF, somente devido a necessidade financeira”, salienta.

Até na hora de comprar os livros, o presencial ainda mostra sua força frente ao virtual. Márcia afirma que depois de aberta a loja no Centro de Guabiruba, as vendas pela internet acabaram ficando estacionadas e empatadas com as vendas físicas. Segundo ela, além do fato de o comércio pela internet não ter tanta força na região, poder visitar um sebo e escolher o livro presencialmente ainda gera encantamento nas pessoas.

“O prazer de se estar em uma loja, de poder manusear os livros, isso eu vejo que é compartilhado por muita gente. Nós sentimos o encanto das pessoas de poder chegar, mexer, escolher o livro físico de maneira presencial, isso ainda é uma coisa que existe na nossa sociedade, e no meio dos jovens também, apesar de eles estarem tão ligado nas mídias, na tecnologia, eu vejo que ainda existe esse encanto”, ressalta.

 

Onde fica

O “Só Acredito Lendo” fica localizado na rua Brusque, nº 404, sala 6, no Centro de Guabiruba, funciona de segunda a sexta das 8h as 11h30 e das 13h30 as 18h e aos sábados das 8h as 12h. Nas redes sociais, o sebo está no Instagram @sebosoacreditolendo.

Fonte:

Deixe seu comentário