Portal da Cidade Brusque

Dicas

6 métodos que te ajudam na recuperação muscular depois da corrida

Seja para perder peso ou para experimentar algo novo, cada vez mais pessoas se interessam pela corrida. Investir na recuperação é essencial para evitar les

Publicado em 04/07/2019 às 01:23
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Perder peso, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e melhorar a saúde mental. Esses são apenas alguns dos motivos que levam as pessoas a experimentar a corrida como esporte ou mesmo hobby. Democrática, ela pode ser praticada a qualquer hora e em praticamente qualquer lugar, e o melhor, sem custo extra (além de um bom tênis, é claro), ao contrário de outras atividades esportivas.

A dor muscular depois de uma corrida pode trazer a boa sensação do dever cumprido, que demos o nosso melhor. Mas essa “sensação” não pode ultrapassar esse momento, afinal, ninguém quer ficar sofrendo durante dias com esse tipo de incômodo.  

Por mais simples que a corrida pareça, o praticante deve ter em mente que esse exercício também demanda alguns cuidados. O principal deles é a recuperação muscular, já que, durante a corrida, o tecido muscular faz um esforço intenso, que, por sua vez, pode gerar lesões. 

A importância da recuperação muscular

Há quem pense que, como a corrida é um exercício aeróbico, não é preciso ter o mesmo cuidado com os músculos que é adotado em outras modalidades, como em lutas e na musculação. Isso, porém, não é verdade: essa é uma atividade física intensa, que exige muito da musculatura. Portanto, a recuperação é essencial para evitar lesões.

A boa notícia é que a recuperação muscular adequada depois de uma corrida mais intensa é algo que está longe de ser impossível. Na realidade, há algumas técnicas que dispensam a contratação de profissionais especializados e de altos investimentos.

Confira algumas delas a seguir:  

1. Boa alimentação

Assim como os demais tecidos do corpo, os músculos consomem energia e nutrientes para se manterem. Por esse motivo, alimentar-se bem depois de uma corrida é uma ótima maneira de auxiliar em sua recuperação.

De acordo com especialistas, nesse momento, o mais indicado é ingerir carboidratos de fácil absorção, como aqueles encontrados na água de côco e nos sucos de frutas. Desse modo, os músculos contarão com combustível de qualidade para acelerar a recuperação. 

2. Hidratação 

Além de energia e nutrientes, os músculos precisam, ainda, de outro item para que se recuperem plenamente: água. O motivo por trás disso é o fato de que essa substância é essencial para uma série de reações químicas no interior do organismo, entre elas aquelas que ajudam na regeneração dos músculos.

Vale ressaltar que, além de água, é preciso que o corredor que se exercita por mais de 60 minutos reponha o principal eletrólito perdido pelo suor: o sódio. Já os adeptos de circuitos menores podem se ater à água. 

3. Choque térmico

Mergulhar as pernas em água gelada é uma técnica de recuperação comum entre corredores profissionais. A prática é indicada porque durante a exposição às baixas temperaturas, os vasos sanguíneos se estreitam e se enrijecem. Consequentemente, quando são novamente expostos à temperatura ambiente, eles relaxam, assim como os músculos. Esse processo, por sua vez, facilita a recuperação do tecido, reduzindo as chances de lesões.

4. Consumo de suplementos

Quem frequenta academia sabe que o consumo de suplementos é algo comum entre os praticantes de atividades como a musculação e as lutas. Desde o tradicional Whey Protein até o suplemento BCAA, praticamente todas as pessoas consomem alguma substância do tipo para facilitar a recuperação dos músculos após a atividade física e/ou para melhorar o seu desempenho.

Por mais que nem todas as pessoas saibam disso, corredores também podem se beneficiar desse hábito, já que, quando feita corretamente, a suplementação faz com que os músculos recebam os nutrientes necessários para a sua recuperação.

Vale ressaltar que, para que isso se concretize, é essencial que o consumo de suplementos seja feito com o acompanhamento de um profissional qualificado. Os benefícios da glutamina, por exemplo, só se fazem notar quando a sua ingestão é feita na quantidade correta e no momento certo. Além disso, é fundamental que o suplemento escolhido seja de qualidade.

5. Caminhada e alongamento pós treino

Há quem diga que a corrida traz tantos benefícios ao organismo que ela chega a ser viciante. Por conta disso, quem adere à prática dificilmente volta às atividades de menor intensidade, como a caminhada.

Dee acordo com especialistas, caminhar por cerca de 10 minutos após o fim do treino de corrida e até mesmo fazer caminhadas leves nos dias seguintes, é uma ótima maneira de melhorar a recuperação dos músculos, pois isso aumenta o fluxo sanguíneo, restaura as reservas de glicogênio e ajuda na oxigenação do tecido e evitando lesões.

Além disso, fazer um bom alongamento logo após o treino também é importante pois relaxa os músculos e articulações e promove o aumento da flexibilidade e a melhora da amplitude de movimento.

6. Massagem

Por último, mas não menos importante, também há a possibilidade de se contratar um profissional para aplicar uma massagem nas pernas após uma corrida. Por meio de movimentos adequados, ele poderá melhorar a circulação de sangue no local, além de reduzir ou mesmo neutralizar eventuais pontos de tensão que possam estar presentes nos músculos. Assim, a recuperação acontece de uma maneira mais eficiente.

Vale ressaltar que, por mais que a massagem ajude no processo, ela não substitui outros cuidados, como a hidratação e a boa alimentação. Caso eles sejam abandonados, a chance de lesões permanece.


Fonte:

Deixe seu comentário