Portal da Cidade Brusque

Saúde

Ações do Julho Amarelo movimentam unidades de saúde

Campanha para a realização de testes rápidos, visa detectar e tratar a tempo hepatites virais

Publicado em 23/07/2019 às 22:51

(Foto: Divulgação/Reprodução)

A Secretaria de Saúde de Brusque está promovendo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) a campanha do Julho Amarelo, que visa chamar atenção da sociedade para a realização do teste rápido que detecta as hepatites virais. A iniciativa, comandada pelo Departamento de Vigilância em Saúde, têm por objetivo a conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença que, se tratada adequadamente, possui alto índice de cura. 

Na UBS do bairro Jardim Maluche até quinta-feira (25) as equipes de enfermagem estão atuando com horário estendido até as 20 horas. Nos bairros Steffen e Dom Joaquim as UBS também estarão funcionamento no mesmo horário até a próxima sexta-feira (26). Já no sábado os postos de saúde dos bairros Limeira, Águas Claras e a Policlínica Central ficarão abertos entre 8h e 16h, sempre com o objetivo de aplicar a testagem rápida. Todas as ações contam com o apoio de técnicos do Serviço de Atendimento Especializado (SAE). 

A recomendação e o foco da campanha é atingir pessoas com 40 anos ou mais, já que até o início da década de 90, não haviam exames que detectassem com precisão as hepatites. O alerta é que algumas pessoas podem ter a doença sem saber do diagnóstico. Vale salientar que a hepatite pode causa câncer de fígado e cirrose. Hoje o Sistema Único de Saúde (SUS) já disponibiliza atendimento gratuito para portadores da hepatite C.

Fonte:

Deixe seu comentário