Portal da Cidade Brusque

Prevenção

Após morte por Febre Amarela em SC, Brusque estenderá horários de vacinação

Medida será adotada em todos os postos a partir do dia 8 de abril. Salas especializadas vão operar até às 20h

Publicado em 28/03/2019 às 02:14

(Foto: Divulgação/Reprodução)

As salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Brusque passam ficar disponível em horário alternativo a partir do próximo dia 8. Elas terão o funcionamento ampliado até às 20h, como forma de facilitar a vacinação de trabalhadores ou pessoas que não poderiam comparecer ao local até às 17h.

A decisão, segundo o secretário de Saúde, Humberto Fornari, tem como foco a prevenção de possíveis casos de Febre Amarela. Nesta quinta-feira (28), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), registrou a primeira morte da doença no estado desde 1966.

Apesar de não acreditar na possibilidade de uma epidemia da doença, Fornari destaca a importância da prevenção de novos casos. “A ideia é uma vacinação em massa, uma vez que estamos encontrando muitos indícios que a Febre Amarela está chegando”.

A aplicação do medicamento é indicado para todas pessoas acima dos nove meses, que não receberam doses em anos anteriores. Casos com idades acima dos 60 anos ou portadores de doenças crônicas, é necessária indicação médica.


Em blocos

O alerta para que as unidades mantenham atenção com a doença é feito desde o fim do ano passado. Até os casos recentes, a região Sul não contemplava o modelo de vacinação e apenas casos de viagem para o exterior exigiam a aplicação do remédio.


Em 2018, mais de 11,6 mil pessoas foram imunizadas em Brusque. Neste ano, até o momento, a Secretaria contabilizou 9,7 mil aplicações. Para a campanha a partir do dia oito,  a tendência é que as unidades de saúde sejam divididas em blocos, com macrorregiões definidas para o atendimento.


Outra mudança em relação ao ano passado é a disponibilidade das vacinas em todos os postos que possuam salas de vacinação. No modelo anterior, elas costumavam ficar concentradas na Policlínica.


Gripe

Além da atenção com a Febre Amarela, a campanha de vacinação contra gripe será iniciada no município na próxima segunda-feira, 2. Segundo Fornari, um Dia D voltado para a Influenza e a Febre Amarela deve ser organizado, mas ainda não tem data definida


Fonte:

Deixe seu comentário