Portal da Cidade Brusque

PREVENÇÃO

Área rural de Guabiruba é imunizada contra a Febre Amarela

Após vacinação em domicílio em residências próximas a matas, imunização é ampliada para área urbana.

Publicado em 06/11/2018 às 21:16

Depois de imunizar cidadãos da área rural de Guabiruba, as vacinas contra a febre amarela estão disponíveis na Policlínica para todos aqueles que nunca receberam a dose e tenham entre nove meses e 59 anos. Gestantes e idosos só devem procurar a vacina com recomendação médica. É necessário levar consigo a caderneta de vacinação.

A doença é causada pela picada de mosquitos aedes infectados, não havendo transmissão direta de pessoa para pessoa. O vírus da febre amarela apresenta dois ciclos epidemiológicos de transmissão distintos: silvestre e o urbano e a partir do segundo semestre de 2018, estados da região sul do país (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) tornaram-se Área Com Recomendação de Vacina (ACRV).

A médica veterinária responsável pelo Programa de Zoonoses da Vigilância Epidemiológica de Guabiruba, Cintia Hinsching, explica que o Ministério da Saúde recomendou, inicialmente, a imunização em áreas rurais. “É uma medida de proteção para essas pessoas que vivem nessa área de risco, por causa da proximidade da mata. A preocupação é principalmente pela chegada do vírus por essa área”, explana.

No final de outubro, a equipe da Vigilância Epidemiológica foi de casa em casa e vacinou cerca de 40 pessoas. Cintia esclarece que a vacina é aplicada apenas uma vez na vida, exceto nos casos em que o cidadão recebeu a dose fracionada.

Também é necessário estar em dia com as imunizações para poder viajar dentro e fora do país, segundo a médica veterinária. Ela reforça ainda que macacos não transmitem febre amarela. Eles são vítimas da doença e os primeiros a adoecer quando há circulação do vírus. “Em caso de encontrar um primata morto ou adoecido é recomendado comunicar imediatamente o Serviço de Saúde do munícipio e evitar contato com o animal”, alerta.


Quem deve tomar a vacina?


Pessoas entre 9 meses e 59 anos;

Não ter tomada a vacina;


 Quem não deve tomar a vacina da febre amarela?

Crianças menores de 9 meses de idade.

Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza.

Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave, com a contagem de células CD4 < 200 células/mm3 ou menos de 15% do total de linfócitos para crianças menores de 6 anos.

Pacientes submetidos a transplante de órgãos.

Pacientes com imunodeficiência primária;

Pacientes com neoplasia.

Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (gelatina bovina, ovo de galinha e seus derivados, por exemplo).

Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).

 Mulheres amamentando crianças menores de seis meses

Pessoas que fazem tratamento com radioterapia/quimioterapia

Pessoas que fazem tratamento com corticoide ou imunosupressores


Onde tomar a vacina?

Sala de Vacinas da Policlínica de Segunda a sexta-feira das 8h às 17h30

Fonte:

Deixe seu comentário