Portal da Cidade Brusque

Saúde mental

Autolesão e suicídio entre jovens e adolescentes é tema de curso em Brusque

Capacitação é destinada à profissionais da saúde mental e da educação

Publicado em 24/08/2020 às 23:21
Atualizado em

(Foto: Ilustração)

A escassez de materiais e estudos científicos relacionados à autolesão e suicídio entre jovens e adolescentes motivou a criação de uma formação continuada sobre o tema em Brusque.

Idealizada por profissionais da psicologia e da psicanálise, o objetivo do curso, que inicia em setembro, é capacitar especialistas em saúde mental e demais interessados para uma correta abordagem à vítimas de depressão e outros males igualmente graves e silenciosos.

“Foi pensando nisso que lançamos esse treinamento”, explica o psicólogo Mário Augusto Echer, um dos realizadores. “Além da capacitação e atuação, temos o intuito de incentivar a produção de material científico que possibilite, cada vez mais, pesquisas e produção de conhecimento acerca, que possibilite também o devido olhar da população”, salienta.

As aulas, de acordo com Echer, serão online e ao vivo, da mesma forma em que um workshop sobre o mesmo tema foi realizado recentemente, com a participação de aproximadamente 30 profissionais.

As inscrições podem ser feitas pelo contato de WhatsApp do Instituto Nacional de Medicina Psicossomática (INMPSI), com sede em Brusque (47 99687-6416). O investimento para a matrícula é de R$ 150, mais R$ 80 por aula. Serão dois encontros mensais, numa carga horária total de 200 horas, compostas pelas horas de aula, pesquisa de campo e produção de artigos finais.

“Nosso público alvo são os profissionais das áreas da saúde e da educação que queiram atuar de maneira eficaz no que tange a autolesão e suicídio em jovens e adolescentes. Queremos poder capacitar também leigos que queiram ser voluntários frente ao enfrentamento desse mal”, salienta o psicanalista.

“Temos intenção de cuidar dos nossos jovens, mas sozinhos acabamos ficando limitados no alcance de todos, visto que a demanda é gigantesca. Com isso, não queremos apenas formar e capacitar os participantes para que atuem de maneira separada, mas queremos que cada um faça parte do time INMPSI. Assim, poderemos atuar de maneira sólida e conjunta, não só no nosso município, mas em todo território nacional”, finaliza.


Fonte:

Deixe seu comentário