Portal da Cidade Brusque

aedes aegypti

Brusque realizará a "Semana de mobilização contra a dengue"

Ação é uma sugestão da Vigilância em Saúde do estado de Santa Catarina

Publicado em 26/11/2020 às 03:36
Atualizado em

(Foto: Ilustração)

Na segunda-feira (30) começa a Semana de Mobilização contra Aedes aegypti. A ação é uma sugestão da Vigilância em Saúde do estado, em alusão ao Dia Nacional de Combate a Dengue, 21 de novembro.

Em Brusque o programa de Combate a Endemias vai realizar uma série de ações. “Faremos um mutirão de limpeza no bairro Bateas, em parceria com a Secretaria de Obras e a Unidade Básica de Saúde do bairro. Este mutirão já fi realizado outras vezes em bairros infestados, Santa Terezinha, Santa Rita e Nova Brasília. Mas este ano foram encontrados 25 focos positivos na região, onde praticamente não haviam focos. Faremos orientação aos moradores que coloquem em frente às casas, recipientes que acumulam água e objetos que não podem ser descartados em lixo comum, para que possamos recolher”, explica a coordenadora Letícia Figueredo.

Nos bairros Limeira, Santa Rita e Santa Terezinha, serão disponibilizadas caçambas que ficarão fixas para descarte de materiais que não podem ser descartados em lixo comum. “A gente acredita que essas caçambas vão facilitar bastante em relação a entulhos que as pessoas acabam jogando no rio ou queimando. Estes materiais terão o destino correto”.

Durante esta semana também será realizado um mutirão de limpeza nos cemitérios. “Por serem considerados locais estratégicos, nossos agentes já visitam regularmente e esta semana faremos a limpeza deles mais uma vez”. No bairro Limeira a equipe está trabalhando com o drone, para acessar locais de difícil visibilidade.

Para encerrar a semana será montada uma tenda, no sábado (5), das 8h às 12h, na praça Barão de Schneeburg, para explicar sobre a doença, o mosquito e os locais do município com maior número de focos.

“O trabalho da nossa equipe é diário. Mas, precisamos da colaboração de todos, somente assim poderemos diminuir a proliferação do mosquito. Todas as pessoas precisam verificar locais que possam acumular água e eliminar o lixo constantemente, somente assim poderemos ter um verão tranquilo em relação à dengue, finaliza Letícia.

Prevenção

• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;

• Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

• Mantenha lixeiras tampadas;

• Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

• Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água.

• Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;

• Mantenha ralos fechados e desentupidos;

• Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;

• Retire a água acumulada em lajes;

• Limpe as calhas, evitando que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;

• Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;

• Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

Fonte:

Deixe seu comentário