Portal da Cidade Brusque

Saúde

Brusque recebe representantes de 16 municípios no Show de Talentos do SUS

Evento oportuniza para usuários, servidores e gestores, a apresentação peças artísticas. Segundo especialistas, a iniciativa auxilia no tratamemento

Publicado em 16/07/2019 às 23:27

(Foto: Portal da Cidade Brusque)

A cidade de Brusque foi sede da quarta edição do Show de Talentos do SUS, evento promovido pelo Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí. Mais de 350 pessoas passaram pelo teatro do Seminário de Azambuja nesta quarta-feira (17), durante todo o dia. 

O evento reuniu usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), servidores e equipes de gestão que puderam apresentar peças musicais, teatrais, trabalhos artísticos e outras atividades ligadas às artes. A ação faz parte da Política Nacional de Humanização e têm por objetivo proporcionar descontração e alegria para todos os envolvidos no programa brasileiro de saúde pública.

“Com essa atividade, a ideia é que possamos reunir usuários, trabalhadores da saúde e gestão em um momento alegre em que eles possam mostrar suas habilidades e seus talentos e que, também, a arte possa fazer parte da sua vida”, comenta Jaqueline Marcos dos Santos, integrante da equipe da Academia da Saúde da Prefeitura de Brusque, que é uma das organizadoras do evento. Ela reforça, ainda, que todo ser humano, de alguma forma, vai passar por um problema de saúde ao longo da vida, e o Show de Talentos surge para amenizar a dor de alguns e ser uma terapia para outros pacientes.

A humanização no atendimento e a terapia fazem partes dos objetivos do Show de Talento do SUS. O Médico do Programa Saúde da Família da cidade de Pomerode, Gilberto Lopes Gonçalves, que também é da comissão organizadora, afirma que ações como a do Show de Talentos contribuem para o tratamento dos pacientes. 

“Não basta hoje somente o remédio e os exames, temos que dar um sentido para a vida deles. E quando se tem este espaço, para mostrar seu talento e interagir com todos e receber como recompensa um carinho, seja na forma de um aplauso ou um abraço eles têm uma outra motivação para superar suas doenças”, comenta.

Na regional que abrange a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) são realizadas duas edições anual do Show de Talento do SUS. A primeira na cidade de Pomerode, geralmente no mês de maio, e em Brusque, no mês de julho.

Fonte:

Deixe seu comentário