Portal da Cidade Brusque

VACINAÇÃO

Campanha de Vacina contra a gripe segue em Brusque

Fase 1 é destinada a crianças menores de seis anos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde

Publicado em 03/05/2021 às 06:16

(Foto: Reprodução)

A Secretaria de Saúde de Brusque reforça o aviso a toda a comunidade para a campanha de vacinação contra a gripe, que segue em andamento. A primeira etapa da ação teve início em 12 de abril e segue até 10 de maio, contemplando crianças com idade entre seis meses a menos de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Brusque tem um total de 14410 cidadãos pertencentes a este grupo. 

Onde vacinar

As Unidades Básicas de saúde com sala de vacina são: Águas Claras, Guarani, Maluche, Dom Joaquim, Paquetá, Rua Nova Trento, Limeira, Planalto, São Luiz, Bateas, Santa Rita, Centro e Ponta Russa. 

As Salas de Vacina nas Unidades Básicas atendem das 08h30 às 12h e das 13h às 16h30. A sala de vacina do Centro, situada no Térreo da Policlínica, atende das 08h às 20h30, sem fechar para almoço. “Lembramos que as salas de vacinas atendem os cidadãos independente de residir naquele bairro”, esclarece a diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer. 

Alta transmissibilidade

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias, podendo também causar pandemias. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar desde quadros leves até ao óbito. 

O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias, o que passa a acontecer a partir de agora na cidade, no estado e no país.  

A vacina protege contra três tipos de vírus: influenza, H1N1 e H3N2. 

Faltando menos de dez dias para encerrar o atendimento ao grupo 1 de vacinação, a cobertura vacinal se encontra abaixo do esperado, com apenas 23% do total do contingente populacional previsto efetivamente imunizado, o que corresponde a 3.338 pessoas dentro de um total previsto de 14.410 cidadãos contemplados nesta etapa. “Solicitamos, então, às pessoas que fazem parte do grupo contemplado nesta primeira fase da campanha vacinal, que procurem uma Unidade de Saúde com sala de vacina para receber o imunizante”, reforça a diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fisher.

Fonte:

Deixe seu comentário