Portal da Cidade Brusque

IMUNIZAÇÃO

Campanha de Vacinação contra Influenza inicia na segunda-feira (23)

A imunização estará disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) que possuem sala de vacina.

Publicado em 18/04/2018 às 02:27

Na próxima segunda-feira (23) inicia a Campanha de Vacinação contra Influenza. Este ano o público-alvo da campanha são crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, pessoas com mais de 60 anos, professores, portadores de doenças crônicas e população privada da liberdade e funcionários do sistema prisional. O Dia D de vacinação está marcado para o dia 12 de maio.

A imunização estará disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) que possuem sala de vacina. As UBS dos bairros Nova Brasília, Volta Grande, Rio Branco, Santa Luzia, São João e São Pedro não possuem este local, portanto as pessoas devem procurar uma outra unidade próxima.

Todas as salas de vacina funcionam das 8h às 12h e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira. Para se vacinar é necessário ter em mãos o cartão do SUS, documento de identificação e a carteira de vacinação. Vale lembrar que os professores devem apresentar uma declaração da instituição em que atua.

A meta do município este ano é vacinar 90% do público prioritário, um total de 29.028 pessoas. Este ano a vacina protege contra Influenza A (H1N1, H3N2) e B. “A vacina muda todo ano por isso é necessário que a população vacine-se anualmente. Ela vai agir e fazer com que o sistema imunológico reaja. É importante lembrar que bebês entre seis meses e dois anos devem tomar duas doses”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Natália Cabral Marchi.

Este ano Brusque já teve dois casos suspeitos de Influenza, que foram descartados. Para se prevenir as pessoas devem, frequentemente, fazer a higienização das mãos, manter ambientes ventilados, evitar ambientes com aglomeração e contato com pessoas com sintomas da gripe.

Fonte:

Deixe seu comentário