Portal da Cidade Brusque

PREVENÇÃO

Campanha deixa em dia cadernetas de vacinação em Guabiruba

Campanha começou na última segunda-feira (8) e vai até o dia 26 deste mês em UBS de Guabiruba.

Publicado em 11/10/2018 às 21:26

(Foto: Valci Santos Reis)

A mãe entra na unidade básica de saúde do Imigrantes, em Guabiruba, com o filho nos braços e aguarda a vez. Não demora muito e a vacinadora os conduz a uma sala. Lá, o choro é inevitável, mas o menino recebe as vacinas e fica protegido contra uma série de doenças.

A cena protagonizada por Marina Walendowski Moreira retrata muitas mães que estão aproveitando a Campanha de Multivacinação nos Bairros, iniciada na segunda-feira (8) e que se estende até o dia 26, para deixar em dia a caderneta de vacinação.

No entanto, a campanha não se limita a crianças. Qualquer cidadão interessado deve se dirigir as unidades de saúde, conforme a programação. Estão disponíveis gratuitamente para qualquer morador do munícipio vacinas contra tétano, sarampo, rubéola e caxumba (tríplice viral), hepatite A e B, varicela, HPV, entre outras.

Marina levou o pequeno Noah Walendowski Moreira, de um ano e um mês, pois se preocupa com a saúde do filho.  “É muito importante vacinar as crianças e ter um acompanhamento desde pequeno para que eles tenham um futuro saudável”, comenta. Marina, moradora de Guabiruba há apenas três meses, classifica como “muito bacana’’ o atendimento que vem recebendo na cidade.

O enfermeiro responsável pela unidade do Imigrantes, Uilian Roldán, enfatiza que a campanha tem como objetivo atingir os pacientes que não vão até as salas tradicionais de vacina, seja por problemas de distância ou de tempo. “Com a campanha, conseguimos de certa forma recuperar o que está faltando nessas carteirinhas de vacinação’’, atesta.

As vacinas são uns dos métodos mais eficazes para combater e prevenir o corpo humano contra agentes infecciosos e bacterianos, sendo compostas por substâncias e micro-organismos inativados ou enfraquecidos que são introduzidos no organismo para estimular a reação do sistema imunológico quando em contato com um agente causador de doenças, fazendo com que o corpo não desenvolva a doença, e sim se torne preparado para combatê-la se for necessário.

Para tomar a vacina, é necessário levar a caderneta de vacinação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento. Quem tiver perdido a caderneta, poderá solicitar a segunda via. O atendimento ocorre das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 (confira no cronograma abaixo).


Veja as próximas datas da Campanha de Multivacinação nas unidades básicas de saúde:

Lageado Baixo – 22/10

Imigrantes – 23/10

São Pedro – 24/10

Aymoré – 11 e 25/10

Guabiruba Sul – 19 e 26/10


Fonte:

Deixe seu comentário