Portal da Cidade Brusque

Serviço

CESP da Unifebe realiza mais de mil atendimentos em acolhimento psicológico

Os serviços são prestados à comunidade gratuitamente

Publicado em 04/07/2019 às 05:27

(Foto: Divulgação)

Transformar vidas com atendimentos psicológicos é uma realidade dos acadêmicos do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). É na Clínica Escola e Serviços de Psicologia (CESP), que os estudantes, como parte da sua formação, atendem, gratuitamente, à comunidade local e regional.

Anualmente, mais de mil atendimentos são realizados pela CESP, por meio dos programas de estágios do curso de Psicologia. Os serviços têm ênfase em acolhimento psicológico, psicoterápico, propostas e implementação de programas de melhorias contínuas nos contextos da saúde, escolar e do trabalho. 

Na CESP os acadêmicos e docentes do curso de Psicologia têm à sua disposição uma estrutura referencial para o aprendizado, aplicação dos conhecimentos e competência do profissional de psicologia.

O coordenador do curso de Psicologia e responsável técnico pela CESP, Ademir Bernardino da Silva, destaca que a Clínica Escola e Serviços de Psicologia é um importante espaço de formação científica e profissional para os acadêmicos do curso. 

“Uma das estratégias utilizadas para o desenvolvimento das competências profissionais dos futuros psicólogos são as metodologias ativas como os atendimentos assistidos. Elas permitem aos estudantes receberem um retorno imediato de suas atuações acompanhadas pelos professores”. 

Elisiane Mafezolli é paciente da CESP e frequenta a clínica semanalmente desde fevereiro. Para ela, os atendimentos têm sido um caminho de autodescobertas. “As conversas com a acadêmica de Psicologia me deixam mais leve e a medida em que as sessões acontecem, vou percebendo atitudes, comportamentos que quero melhorar e foco para fazer essas mudanças acontecerem. Admitir que precisa de ajuda, buscá-la e se permitir mudar, são passos difíceis que dei, mas que já fazem uma diferença enorme”.

Além de observar e praticar o atendimento clínico, os acadêmicos transformam muitos casos em artigos científicos. Os trabalhos marcam a etapa final da graduação em Psicologia e agregam conhecimento na área.

A acadêmica da 9ª fase, Yohanna Cunha Zibell, realiza desde o 8º semestre, estágios na CESP. “A clínica é o espaço onde se alia teoria à prática. Juntamente as orientações dos professores é possível oferecer um ambiente de acolhimento e escuta qualificada. O estágio na CESP é uma fase enriquecedora para a nossa formação como futuros profissionais de Psicologia”.

Clínica Escola e Serviços de Psicologia (CESP)

Com mais de 160 m² a CESP está localizada no Bloco E, do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), campus Santa Terezinha. A estrutura conta com cinco salas de atendimento individual, uma sala de atendimento em grupo e uma de sala de estudos com capacidade para 20 alunos.

Olga Luisa dos Santos

Jornalista | Assessoria de Comunicação e Marketing

(47) 3211.7241

8 anexos


Fonte:

Deixe seu comentário