Portal da Cidade Brusque

OUTUBRO ROSA

Clínica em Brusque oferece atendimento humanizado no exame da mamografia

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, mas se descoberto no início tem até 95% de chances de cura. Mamografia é exame fundamental

Publicado em 03/10/2018 às 08:49

Ele é assunto muito sério. Tanto que tem um mês inteiro dedicado a ações de conscientização – o Outubro Rosa. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Só no Brasil são identificados mais de 58 mil novos casos por ano. 

A boa notícia é que se descoberto ainda no começo o câncer de mama tem mais de 95% de chances de cura. Por isso, é fundamental se cuidar.

A mamografia é o exame mais indicado e insubstituível para identificar a doença no estágio inicial. Mulheres com mais de 40 anos devem repetir este exame anualmente. Diferente dos outros exames, a mamografia também é considerada um exame de rastreamento. Ou seja, além de identificar o câncer ela identifica pequenas anormalidades no corpo e indica que a mulher deve ficar atenta possíveis futuros problemas. 

No entanto, muitas mulheres ficam aflitas só de lembrar que precisam fazer a mamografia. Pois ela é conhecida por ser um exame desconfortável e muitas vezes doloroso. Isso porque a máquina causa uma compressão nos seios. 

Radus Diagnóstico por Imagem oferece atendimento humanizado
Em Brusque, a Radus Diagnóstico por Imagem é conhecida por oferecer um atendimento humanizado, que faz total diferença na hora de realizar a mamografia. Em primeiro lugar, apenas mulheres técnicas em Radiodiagnóstico é que fazem o exame. Assim, a paciente se sente mais segura e confortável.

A sala de mamografia também foge do comum. Ela é toda iluminada e decorada, trazendo uma sensação de acolhimento à mulher. “Uma sala mais escura ajuda no trabalho do técnico, para nós é o ideal. Porém, a nossa preocupação, além do resultado confiável do exame, é que a paciente se sinta bem, confortável e segura conosco”, destaca a técnica Rose Wiedergrun.

Rose também explica que quando a paciente se sente mais tranquila e relaxada, o exame tende a ser menos doloroso. 

“Como a mamografia causa uma compressão no seio, se a mulher está tensa, com a musculatura contraída, o exame tende a ser mais desconfortável. Porém, se ela está relaxada, tudo flui com mais rapidez, facilidade e muito menos desconforto. Por isso, aqui respeitamos o tempo da paciente, pausamos o exame caso ela deseje e retomamos assim que ela estiver se sentindo mais tranquila”, destaca a técnica em Radiodiagnóstico. 

A clínica também conta com uma brinquedoteca, com um espaço amplo, divertido e seguro para que as mães fiquem tranquilas enquanto seus filhos aguardam.

Atendimento humanizado que faz a diferença na vida das pacientes
A atenção e o carinho que a equipe Radus oferece faz, de fato, a diferença na vida das pacientes. É o caso de Joana d’Arc Varela Barros. Em julho deste ano ela procurou a Radus para fazer uma mamografia.  

Recém-chegada em Brusque e sem conhecer quase ninguém na cidade, dona Joana teve uma surpresa. O exame detectou um câncer de mama em estágio avançado. Ao saber que a paciente estava sozinha na cidade, a equipe Radus logo a acolheu, direcionando-a sobre médicos, grupos de apoio e dando o carinho que ela precisava em um momento tão delicado.

Como forma de gratidão por toda atenção que recebeu, Joana d’Arc escreveu uma carta à equipe Radus (a carta completa está em “fotos”, no topo desta matéria).

“[...]Com certeza estou na cidade certa, entrei na clínica certa e fui atendida pelas pessoas certas. Obrigada por enxergarem a minha dor, obrigada pro ouvirem a minha voz, obrigada por respeitarem meus medos. [...]As pessoas podem nos surpreender com atitudes e iniciativas extraordinárias e essas pessoas que cruzaram meu caminho são extraordinariamente surpreendentes”, diz Joana na carta. 

A preocupação com os pacientes é rotineira na Radus. A clínica conta com um rígido controle de entrega de exames. “Acontece de algumas pessoas acabarem esquecendo de buscar os resultados. Por questões éticas não falamos sobre o resultado exame com o paciente, isso cabe ao médico. Mas sempre que uma anormalidade é detectada fazemos o possível para que o paciente pegue este laudo e leve para o médico”, destaca o técnico em Radiodiagnóstico Jeferson Cavichioli. 

Protagonistas em ações sociais
A Radus Diagnóstico por Imagem também leva informação e conscientização para além de suas estruturas. A equipe frequentemente realiza palestras em empresas sobre conscientização e prevenção de doenças, além de tirar dúvidas e desmistificar algumas informações sobre mamografias.

As palestras são gratuitas e basta contatar a Radus para agendar um horário. “Esta é uma das ações que buscamos fazer com frequência para, dentro da nossa área de atuação, auxiliarmos na promoção de prevenção de doenças e cuidados com a saúde”, conta o técnico Rulyan Candeias.

Outubro Rosa
Em parceria com a fotógrafa Michele Evaristo, a Radus Dianóstico por Imagem realizou um projeto para destacar a beleza e trabalhar a autoestima de mulheres que passaram ou ainda passam pelo tratamento de câncer de mama. Elas foram fotografadas em estúdio e tiveram suas belezas e sorrisos registrados. 

As fotos estão em exposição durante todo o mês de outubro, até o dia 14 no Shopping Gracher e do dia 15 a 31 na Havan. Vale muito a pena conferir.

Tecnologia e conhecimento que proporcionam diagnósticos precisos
A Radus é um nome bastante conhecido em Brusque. Há 26 anos o médico radiologista Antônio Carlos Beduschi coordena a Radus Centro de Ultrassonografia. E em abril desde ano a clínica passou a oferecer exames de raio x e mamografia, em um espaço amplo, confortável e humanizado no Espaço Vitale, no centro de Brusque.

A clínica conta com equipamentos modernos, que somados aos profissionais capacitados e especializados, garantem resultados seguros. Além disso, a Radus tem um programa de controle de qualidade, onde são realizados testes diários nos equipamentos, para garantir que tudo esteja funcionando corretamente e para evitar erros de diagnósticos. 

A Radus Diagnóstico por Imagem está situada na rua Guilherme Niebuhr, 101, no Espaço Vitale, nos fundos da Galeria Jaçanã. Para saber mais sobre a clínica e os exames, acesse o site ou o Facebook, ou contate pelos telefones (47) 3351-6300  o (47) 3049-0411. 

Fonte:

Deixe seu comentário