Portal da Cidade Brusque

PANDEMIA

Com 8 leitos disponíveis no Vale do Itajaí, saúde pública está perto de colapso

Só em Brusque, em 10 dias, 879 casos de covid-19 foram confirmados

Publicado em 25/02/2021 às 05:51
Atualizado em

(Foto: Roni Lehti / Lehtikuva / AFP/ Reprodução)

Desde o início da pandemia do coronavírus no Brasil, há quase um ano, os centros de saúde e hospitais de Santa Catarina nunca tiveram tanta demanda como agora. O aumento no número de contaminados e consequentemente no de pacientes, não param de subir em todo o estado. Em Brusque, a situação se repete. Em apenas 10 dias 879 pessoas foram confirmadas com a doença e desde então não há mais leitos de UTI disponíveis.

O Vale do Itajaí é a 3ª região com mais leitos de UTI ativos no estado, com 203 vagas. Ele permanece atrás da Grande Florianópolis, com 215 leitos e do Planalto Norte e Nordeste com 245 vagas. Entretanto, essa quantidade não está sendo suficiente para a alta demanda que os hospitais da região estão recebendo.

De acordo com o painel da Secretaria de Estado de Saúde (SES Leitos), a região do Vale do Itajaí tem ao todo 203 leitos de UTI ativos, porém 195 deles estão ocupados, restando assim 8 vagas disponíveis. Ainda segundo o painel, atualizado na manhã desta quinta-feira (25), por volta das 11h08, a taxa de ocupação é de 96,06%.

O secretário de saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, revela que outra preocupação do poder público é a falta de profissionais para atuarem na linha de frente em combate ao coronavírus. “Se houver um aumento muito grande no número de casos, nós tememos pela falta de profissionais.” De acordo com o relato dele, essa preocupação acompanha gestores de outros 50 municípios do estado.

Tentando baixar a curva

Após a nova alta na curva de contágio da doença e da alta ocupação dos leitos de UTI, o Governo do Estado de Santa Catarina publicou um novo decreto, nesta terça-feira (24), que apresenta novos protocolos de saúde, para combater e frear o contágio do vírus no estado.



Fonte:

Deixe seu comentário