Portal da Cidade Brusque

Visão

Convênio público possibilita mais de 2 mil consultas oftalmológicas

Ação tenta reduzir fila para procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Postado em 11/07/2019 às 17:02 |

(Foto: Marcelo Gouvêa / Portal da Cidade Brusque)

Um convênio entre Prefeitura de Brusque e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí, (Cisamvi), vai permitir a realização de mais de 2 mil consultas voltadas para a oftalmologia a partir do dia 22 de julho. A prioridade serão os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que estão na fila de cerca de 3,5 mil pessoas. 

O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (11) em entrevista coletiva na prefeitura de Brusque. O convênio envolve, além da Secretaria de Saúde e do Cisamvi, a Associação Olhar pelo Próximo, que fará os procedimentos. Ela já presta este tipo de serviço há cerca de três anos.

Para o secretário de Saúde, Humberto Fornari, a parceria vai dar mais agilidade para o atendimento e evitar uma morosidade maior no encaminhamento dos pacientes. “Se fizessemos uma projeção, muitas dessas pessoas só teriam sua consulta no ano que vem ou em 2021, o que, para nós, é algo não cabível.”

Segundo, ele a demanda por exames acabava dificultando o andamento de outra parceria, desta vez com o Estado, para a realização de cirurgias voltadas aos problemas de visão. “Infelizmente as consultas ficaram represadas. Um por que o número de profissionais conveniados que temos é restrito e, outra, que o volume financeiro para as consultas é bastante significativo”, explica.

Fique atento

Os atendimentos serão feitos entre os dias 22 e 27 deste mês, na Arena Multiuso. A idade mínima dos pacientes atendidos será 7 anos. No dia será preciso assistir uma palestra. No encontro as orientações serão sobre a saúde ocular e os cuidados necessários com os olhos, além de periodicidade para troca de óculos.

Para a participação, será preciso apresentar o Cartão Nacional de Saúde, encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), além de documentos pessoais como o CPF, o RG e a certidão de nascimento, no caso de menores de idade. Também é preciso portar um comprovante de residência. Os agendamentos serão feitos pelas próprias unidades de saúde.

Segundo ela gerente dos serviços de saúde do Cisamvi, Mônica Menezes, todos os procedimentos básicos para avaliar a qualidade da saúde visual serão desenvolvidos. Entre eles estão a consulta de oftalmologia, tonometria, mapeamento de retina, fundoscopia, biomicroscopia, além de procedimentos.

Programe-se
22/07 – SEGUNDA-FEIRA


MATUTINO

Maluche 

Souza Cruz 

Rio Branco


VESPERTINO

Azambuja

Guarani

Santa Luzia 



23/07 – TERÇA-FEIRA


MATUTINO

Águas Claras


VESPERTINO

Poço Fundo

Ponta Russa

Rua Nova Trento



24/07 – QUARTA-FEIRA


MATUTINO

Limeira I e II


VESPERTINO

Limeira III

Planalto

Nova Brasília



25/07 – QUINTA-FEIRA


MATUTINO

Santa Terezinha I e II



VESPERTINO

Bateas

Volta Grande 

Centro




26/07 – SEXTA-FEIRA


MATUTINO

Dom Joaquim I

São João


VESPERTINO

Dom Joaquim II

Cedrinho

Paquetá




27/07 – SÁBADO


MATUTINO

São Luiz I e II

São Pedro


VESPERTINO

Steffen

Santa Rita


Fonte:

Deixe seu comentário