Portal da Cidade Brusque

Prevenção

Evento do Outubro Rosa reúne quase 300 pessoas no Posto de Saúde de Águas Claras

A iniciativa foi da própria equipe do posto de saúde em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF)

Publicado em 16/10/2019 às 01:07

Mais uma ação da Secretaria de Saúde de Brusque foi realizada em alusão ao Outubro Rosa, mês de atuação na prevenção e combate ao câncer de mama e colo de útero. Desta vez a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Águas Claras, promoveu uma série de atividades na última terça-feira (15) durante todo o dia. Quase 300 pessoas, na maioria mulheres estiveram reunidas. A iniciativa foi da própria equipe do posto de saúde em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF)

Pintura facial e arte com balões para as crianças, maquiagem, esmaltação, auriculoterapia, aula de dança além de um delicioso café da tarde. Um brechó solidário também arrecadou R$ 551, valor que será revertido em ações para a própria comunidade, a ser definido em reunião com a equipe. Os alimentos que foram trocados por roupas, foram entregues para uma família de poucos recursos. 

Os atendimentos médicos também fizeram o encaminhamento de 15 mulheres para exames de tomografia, preventivo para detectar anomalias no início. Quando do diagnóstico precoce, maior é a chance de cura através do tratamento.

“As mulheres vieram, algumas com filhos e maridos, que também participaram das atividades. Foi um dia especial para lembrar sobre a importância da prevenção em relação ao câncer da mama, e creio que o resultado foi satisfatório, levando em consideração a participação da comunidade”, comenta a enfermeira Sandra Portes, coordenadora da UBS Águas Claras.

Fonte:

Deixe seu comentário