Portal da Cidade Brusque

OUTUBRO ROSA

Exposição fotográfica eleva autoestima de mulheres que enfrentam câncer de mama

Ação foi desenvolvida pela fotógrafa Michele Evaristo em parceria com a clínica Radus de Diagnóstico por Imagem com o apoio do Portal da Cidade Brusque.

Publicado em 01/10/2018 às 21:25
Atualizado em

(Foto: Ana Massambani/Portal da Cidade Brusque)

(Foto: Ana Massambani/Portal da Cidade Brusque)

(Foto: Ana Massambani/Portal da Cidade Brusque)

(Foto: Ana Massambani/Portal da Cidade Brusque)

(Foto: Ana Massambani/Portal da Cidade Brusque)

Outubro é conhecido como o mês da luta contra o câncer de mama e colo do útero. Neste mês muito se fala sobre prevenção, cuidado com a saúde e atenção aos sinais de que algo não vai tão bem assim no organismo feminino. Alguns dos efeitos colaterais de alguns tratamentos contra o  câncer, como a quimioterapia, é a perda dos cabelos e pêlos do corpo, incluindo sobrancelhas e, no caso do câncer de mama, a perda do seio infectado.

Trazer de volta a autoestima e feminilidade de mulheres que passam ou passaram pelo câncer é fundamental para trazer a alegria e dar a elas ainda mais força na luta contra a doença, e foi pensando nisso que a fotógrafa Michele Evaristo, em parceria com a clínica Radus Diagnóstico por Imagem e o apoio do Portal da Cidade Brusque, realizam durante este mês uma exposição fotográfica com 15 mulheres que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama. As histórias são lindas e emocionantes.

“A ideia nasceu de um exame que fui fazer na Radus, a clínica intermediou o contato entre eu e as pacientes. As fotos aconteceram no meu estúdio, e era um clima de festa lindo com direito a bolo e coquetéis. Cada mulher pôde escolher o modo que se sentia melhor para as fotos e isso fica estampado nas fotografias”, conta Evaristo.

A exposição teve início nesta segunda-feira (1°) no Shopping Gracher e deve ficar ali até o dia 14 de outubro. No dia 15 a exposição irá para o prédio administrativo da Havan, onde vai permanecer até o dia 31 deste mês.

Ao todo 15 mulheres participaram do ensaio coordenado por Michele, que é fotógrafa há cinco anos. “Todas as participantes abraçaram a causa, e ficaram muito felizes, meu intuito é  mostrar a todos que essas mulheres, mesmo passando por um momento delicado como o câncer, ainda são lindas, felizes e poderosas”, salienta Michele.

Todo o projeto foi desenvolvido em um mês, desde o contato com as mulheres para fazer o ensaio até o dia das fotos, onde tudo se tornou uma festa com histórias lindas a serem contadas, como da costureira Eliane Silva dos Santos, de 42 anos, que luta contra o câncer de mama há um ano e meio.

“Eu descobri o câncer na campanha do Outubro Rosa de 2016, no momento foi horrível pois o câncer já estava em um nível avançado e precisei tirar uma das mamas. Ser fotografada foi incrível pois minha autoestima ficou muito abalada quando descobri o câncer e tive que realizar os procedimentos, tive que ficar careca então, o trabalho da Michele foi algo realmente transformador”, conta Eliane.

Eliane tem uma filha de dez anos e ainda continua seu tratamento contra o câncer de mama. A descoberta do câncer logo no início faz toda a diferença no combate da doença e os exames podem ajudar as mulheres a conhecerem o próprio corpo e ter segurança de que sua saúde está em dia.

A Radus

Através da Clinica Radus Diagnóstico por Imagem diversas mulheres realizam anualmente seus exames e muitas delas descobrem sinais do câncer ainda na fase inicial, o que possibilita um tratamento mais rápido, seguro e com maiores chances de cura.

Foi através da Radus que a Michele conseguiu a lista das mulheres interessadas em participar do ensaio fotográfico, demonstrando o trabalho humanizado da clínica com as pacientes.

A Radus está há 26 anos em Brusque e conta com equipamentos modernos e atualizados além de uma equipe profissional e humanitária, pronta para atender e ouvir as necessidades dos pacientes.

Fonte:

Deixe seu comentário