Portal da Cidade Brusque

MEDICAMENTOS

Falta de insumos afeta aquisição de medicamentos da Farmácia Básica

Situação atinge o país, o Estado e também os municípios do Médio Vale do Itajaí

Publicado em 25/05/2022 às 14:22

A dificuldade na aquisição de medicamentos afeta o país e o Estado. E consequentemente, as farmácias básicas dos municípios são as primeiras a sentirem os efeitos. Com a escassez, as indústrias direcionam a produção ao setor privado. Em Brusque, a realidade é semelhante a outras cidades do Médio Vale do Itajaí. A Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Farmacêutica, informa que têm pedidos em aberto, em alguns casos desde o início do ano, e isso é determinante para a reposição do estoque. Estão na lista de difícil aquisição alguns antibióticos e dipirona injetável. 

A situação atinge a região. De acordo com a nota emitida, na terça-feira (24), pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi), o qual Brusque faz parte, a instabilidade do mercado com a falta de insumos, princípios ativos e matéria-prima, a morosidade dos procedimentos legais de recebimento, processamento, julgamento, habilitação e contratação dos novos fornecedores, aliado à falta de efetivo, resultou no acúmulo de demandas, causando o desabastecimento de medicamentos na farmácia básica dos municípios consorciados. 

A diretora de Atenção Farmacêutica, Patrícia Bernardi Sassi, afirma que a equipe trabalha diariamente para que os medicamentos sejam entregues. “Já estamos tendo algumas faltas. Tínhamos um estoque considerável, mas esse também está diminuindo, com a não reposição, e isso nos preocupa. Ressalto que essa é uma situação nacional e estadual, e é importante que a população esteja ciente. Enquanto equipe, estamos constantemente trabalhando para minimizar as faltas”. 

Medicamentos em falta (lista atualizada no dia 24 de maio)

Medicamentos básicos: 

- Amoxicilina 50mg/ml suspensão oral 

- Amoxicilina + Clavulanato 50mg + 12,5mg/ml suspensão oral 

- Azitromicina suspensão 

- Escopolamina gotas

- Nimesulida 100mg comprimidos 

- Metoclopramida 10mg comprimidos 

- Sais de Reidratação Oral 

- Ipratrópio gotas 

- Prednisolona 3mg/ml solução 

- Dipirona 500mg/ml ampola

Medicamentos restritos:

- Doxazosina 4mg comprimidos

- Doxazosina 2mg comprimidos 

- Medicamentos controlados:

- Tramadol 50mg comprimidos

Fonte:

Deixe seu comentário