Portal da Cidade Brusque

Brusque

Falta de vacinas e salas de vacinação com atendimentos suspensos

Dificuldade é atribuída aos repasses feitos pelo Ministério da Saúde

Publicado em 08/01/2020 às 01:54

(Foto: Agência Brasil)

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, informa que estão em falta as vacinas: Pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta; VOP que atua na prevenção da Poliomielite e; DTP, contra difteria, tétano e coqueluche.

A falta das vacinas está relacionada a problemas de repasse do Ministério da Saúde, e trata-se portanto de uma dificuldade não só da cidade de Brusque, atingindo outros municípios da região e do Estado de Santa Catarina. Questões que envolvem testes de qualidade e a eficácia dos produtos por parte da ANVISA, atrasos de entrega dos fornecedores, entre outros, são as justificativas apontadas pelas autoridades nacionais epidemiológicas. Não há previsão de retorno das mesmas. 

Já sobre as salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Secretaria de Saúde esclarece que nos bairros Santa Rita, São Luiz e Paquetá, o atendimento será retomado no dia 21 de janeiro e em Águas Claras, a sala estará aberta em seis de fevereiro. Enquanto isso, os moradores dessas localidades devem procurar a Policlínica Central, entre 8h e 12h e das 13h as 17h.

Fonte:

Deixe seu comentário