Portal da Cidade Brusque

linha de frente

“Foram muitos dias de luta”, diz enfermeira vacinada em Brusque

Danieli Martins, que atua no Centro de Triagem, contou as dificuldades durante o combate à covid-19 e falou sobre o alívio de receber a dose da vacina

Publicado em 19/01/2021 às 21:56
Atualizado em

(Foto: Thiago Facchini/Portal da Cidade Brusque)

(Foto: Thiago Facchini/Portal da Cidade Brusque)

Dezenove de janeiro de 2021, às 16h17. Após tantas mortes, após tantas pessoas internadas e após tantos dias difíceis, há um suspiro de esperança. Com o início da vacinação contra a covid-19 em Brusque, o momento fica marcado na história do município.  

Osvaldo Quirino, secretário de Saúde, parafraseou o astronauta Neil Armstrong quando disse: “Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”. De acordo com o que foi dito pelo médico, o início da vacinação contra a covid-19 também se torna um pequeno passo para a população, mas sem dúvidas é um grande salto quando se trata da esperança em dias melhores. 

Uma das primeiras vacinadas em Brusque, a enfermeira do Centro de Triagem, Danieli Martins, falou sobre o sentimento em receber a dose do imunizante. "Eu fico lisonjeada em ser uma das primeiras. Foram muitos dias de luta no Centro de Triagem, então eu fico muito feliz e emocionada por estar fazendo parte dessa história", afirma. 

Danieli comentou também sobre os trabalhos à frente do Centro de Triagem, onde atua há cerca de 10 meses, desde a abertura do espaço, em 23 de março. Ela participou também das barreiras sanitárias nos limites do município no período noturno. “Isso é muito importante para nós profissionais que estamos na linha de frente do combate ao vírus. Foi difícil estar longe da família muitas vezes e foi difícil pela jornada de trabalho. Foram dias realmente difíceis”, conta. 

Na oportunidade, o brusquense de 98 anos, Walter Orthmann; o chefe de Gabinete, Aurinho Silveira; o secretário Osvaldo Quirino, entre outros representantes, também foram vacinados. A enfermeira Danieli Martins, que não se contaminou mesmo exposta ao vírus diariamente, recebeu a primeira dose da vacina no ato simbólico. 

Por fim, Danieli fez um apelo à população, para que acredite na vacinação contra à covid-19. "Se vacinem. O vírus ainda é novo e não sabemos de forma exata os efeitos colaterais de quem pega. Vale, sim, a proteção e vale, sim, a vacinação para que possamos enfrentar o coronavírus, afirma. 

Na manhã desta quarta-feira (20) o município iniciou a imunização nos profissionais da saúde. Brusque recebeu 1.096 doses da Coronavac, sendo 986 destinadas àqueles que atuam no combate ao vírus e outras 114 aos idosos acima de 60 anos em asilos.

por Thiago Facchini

Fonte:

Deixe seu comentário