Portal da Cidade Brusque

LIBERADA

Governo libera uso de máscaras em ambientes abertos em SC

Decreto publicado nesta quarta-feira também autoriza ocupação total de estádios de futebol

Publicado em 25/11/2021 às 08:08

(Foto: Governo de Santa Catarina)

O governador Carlos Moisés (sem partido) assinou, nesta quarta-feira (24), o decreto que libera a obrigatoriedade uso de máscaras em ambientes abertos em Santa Catarina. A dispensa do acessório de proteção já está em vigor, conforme portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

A nova normativa também autoriza a ocupação total de estádios e o funcionamento integral dos estabelecimentos que promovam eventos corporativos, feiras de negócios, eventos sociais, shows e entretenimento.

Em relação às máscaras de proteção à Covid-19, nos ambientes fechados ou naqueles em que não é possível manter distanciamento, o uso continua obrigatório. O decreto também estende a situação de calamidade pública até 31 de março de 2022.

Estádios de futebol com lotação máxima

No caso das competições de futebol, uma portaria específica trata dos novos limites de ocupação. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) revogou a limitação de 50% de ocupação do público nos estádios. Com isso, os espaços já podem receber a capacidade máxima de público sentado, de acordo com os limites estabelecidos no anexo da referida portaria.

Outro ponto importante para a presença do público nas partidas de futebol profissional é a necessidade de seguir as mesmas regras do protocolo evento seguro, que são a apresentação de comprovante de vacinação completa ou parcial, conforme a idade, ou testagem por RT PCR ou antígeno com resultado negativo antes do jogo. O uso de máscaras permanece como obrigatório dentro dos estádios.

As sedes das torcidas organizadas poderão funcionar integralmente, mas devem respeitar as normas sanitárias vigentes, inclusive em dias de jogos. Os planos de contingência deverão ser aprovados previamente pelos municípios sede onde ocorrerão os jogos.


Fonte:

Deixe seu comentário