Portal da Cidade Brusque

SAÚDE

Governo municipal ouve profissionais e população nas Unidades Básicas de Saúde

A partir de agora, Executivo e secretaria realizarão visitas periódicas nas UBSs para melhorar os serviços oferecidos

Publicado em 22/02/2019 às 00:24

(Foto: Secom/Divulgação)

Na tarde de quinta-feira (22) a gestante Sabrina Consoni Mazanti (25) procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Terezinha para dar continuidade ao pré-natal. Vinda do interior de São Paulo e moradora de Brusque desde outubro do ano passado, ela avalia bem o atendimento de saúde no município. “Tanto médico quanto de dentista. Todos são muito educados”, destaca. 

Uma hora depois, a UBS Planalto, situada no bairro de mesmo nome, recebia Arani da Silva (42) e sua filha Julia Oliveira (16). Ambas procuraram a unidade para tomar a vacina de febre amarela. “Sempre viemos nesse posto. Adoro o dr. Arthur”, conta a mãe. 

As três usuárias do serviço de saúde municipal presenciaram a visita do secretário, Humberto Fornari, e do vice-prefeito, José Ari Vequi, nas UBSs de seus bairros. A partir deste mês, Secretaria de Saúde e os chefes do Poder Executivo realizarão visitas periódicas às unidade para conhecer as necessidades das equipes e da população. 

“As visitas sempre foram realizadas, mas não de forma periódica. Agora com a disponibilidade do nosso Executivo participar, temos um avanço. É importante que eles conheçam as nossas necessidades e, também, que as unidades básicas, por meio de suas equipes, reconheçam e possam ter um contato mais direto não só com o secretário, mas com o prefeito e vice, que são o poder maior dentro do município. Quem ganha é a comunidade”, ressalta Fornari. 

Para o secretário, a avaliação das visitas foi positiva. “Precisamos que todos tenham o mesmo o olhar, a mesma preocupação e a mesma sensibilidade, para que a população seja cada dia melhor atendida. Vamos realizar estas visitas em todas as unidades”, afirma. 

 

Atendimento 

A UBS Santa Terezinha conta com uma equipe de 15 pessoas e a unidade do Planalto com 13 profissionais, entre médicos, dentistas, enfermeiras, técnicas de enfermagem, agentes de saúde, agentes administrativos e serviços gerais. Ambas as unidades atendem, em média, 100 pessoas por dia. 

Para Fornari, o número demonstra, não só a qualidade, mas, também, a eficiência da equipe. “Pensando que saúde é algo que precisa um maior cuidado e tempo, são equipes que estão organizadas e coesas no sentido de fazerem um atendimento participativo. É o que chamamos de atendimento compartilhado, onde a deficiência de um profissional é suprida pela especialização do outro”, explica.


Prevenção

O vice-prefeito também avaliou de forma positiva as visitas. “Queremos tornar rotineiras essas visitas nas UBSs para compreender e escutar os reclames, vontades e necessidades que quem trabalha e quem utiliza o nosso serviço de saúde. Cada bairro tem sua peculiaridade”, destaca Vequi. 

De acordo com ele, é fundamental que a população invista em prevenção. “Conversei muito com o secretário Humberto e também com médicos e dentistas. Temos que convidar a população a fazer saúde preventiva. Há a necessidade de pedir aos usuários que mantenham a rotina de ir ao médico duas ou três vezes ao ano, pois é para isso que estão abertas as UBS nos bairros”, argumenta.

Fonte:

Deixe seu comentário