Portal da Cidade Brusque

Saúde

Guabiruba oferece auriculoterapia na rede pública de saúde

Tratamento, que era ofertado na sede do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF), a partir de agora estará em todas as unidades básicas de saúde

Publicado em 19/03/2018 às 06:09

(Foto: divulgação)

Angela Fischer Wust vai completar 85 anos em maio e sua meta é chegar aos 101, como sua avó paterna. Para isso, a moradora do bairro Imigrantes, em Guabiruba, conta com alguns aliados, entre eles, um tratamento alternativo chamado auriculoterapia, que começou a ser ofertado na rede pública de saúde guabirubense no segundo semestre de 2017.

Às sextas-feiras à tarde, a aposentada vai à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Imigrantes para colocar as sementes de mostarda em pontos da orelha que, para a auriculoterapia, possui terminações nervosas correspondentes a órgãos do corpo e seu estímulo melhora disfunções físicas, emocionais e mentais.

Menos de dez minutos e Angela sai da técnica tradicional da medicina chinesa feliz elencando os benefícios: “Aliviou bastante minhas dores no corpo, a dor nas costas”, pontua a aposentada, que é uma das mais de 200 pessoas que realizaram o procedimento.

Em Guabiruba, seis profissionais realizam o tratamento alternativo, que era ofertado na sede do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF) e a partir de agora estará em todas as unidades básicas de saúde. Os interessados podem agendar o procedimento no posto que atende seu bairro.

Tratamento mais natural

Mais relaxamento e calma são as vantagens da auriculoterapia pontuadas pelo casal João e Mirna Baron, de 74 e 65 anos, respectivamente. Marido e esposa seguem juntos para colocar a sementinha na orelha e com um mês de sessões já sentem o alívio das dores. “Estou até dormindo melhor”, relata Mirna, que trata reumatismo e artrose com especialista e complementa o tratamento com a auriculoterapia.

O benefício relatado pelos pacientes e o reconhecimento da eficácia terapêutica pelas evidências científicas tem aumentado a procura por tratamentos alternativos, que recebem o apoio da Organização Mundial da Saúde. Uma das profissionais que atendem os pacientes em Guabiruba é Eduarda Schweigert, educadora física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Ela explica que a auriculoterapia pode ser utilizada como tratamento principal, mas o mais comum é estar associada a tratamentos convencionais. “É uma alternativa mais natural para tratar diversos tipos de problemas de saúde. Algumas pessoas diminuíram a quantidade de medicamentos utilizados e outras até cessaram o uso dos mesmos”, comenta.

O objetivo é que além das seis profissionais do NASF, mais pessoas que trabalham nas unidades sejam capacitadas para aplicar a auriculoterapia, considerada uma Prática Integrativa Complementar (PIC) pelo Ministério da Saúde.

A secretária de Saúde de Guabiruba, Patricia Heiderscheidt, lembra que a Política Nacional das PICS foi criada em 2006, visando o cuidado integral à população. “As PICS trazem a proposta de uma nova cultura em saúde, não tendo como única alternativa o uso de medicamentos e o tratamento da doença, mas a promoção à saúde”.

Dias de atendimento das unidades básicas de saúde:

UBSs Guabiruba Sul e Aymoré: segunda-feira de manhã;

UBSs Lageado Baixo e Centro: quarta-feira de manhã;

UBS São Pedro: quinta-feira de manhã;

UBS Imigrantes: sexta-feira à tarde.

Fonte:

Deixe seu comentário