Portal da Cidade Brusque

Saúde

Hospital Azambuja inaugura Ambulatório de Obstetrícia

Nova área é específica para atendimentos de gestantes na instituição

Publicado em 29/11/2022 às 08:54

(Foto: Divulgação)

O Hospital Azambuja inaugurou na tarde desta segunda-feira, 28 de novembro, o novo Ambulatório de Obstetrícia da instituição. O objetivo do novo espaço é ser a porta de entrada de todas as pacientes gestantes que chegam ao Hospital Azambuja, garantindo um atendimento ainda mais especializado, ou seja, as pacientes não precisarão mais dar entrada no Pronto Socorro ou Ambulatório Geral para receberem atendimento.

 A inauguração foi prestigiada pelo prefeito de Brusque, Ari Vequi; pelo secretário de Saúde, Dr. Osvaldo Quirino de Souza; pelo vice-presidente da Câmara de Vereadores, André Batisti; pelos membros da diretoria da instituição de saúde, médicos, colaboradores e parceiros.

Durante a inauguração, o diretor administrativo do hospital, Pe. Nélio Roberto Schwanke, ressaltou que o Hospital Azambuja sempre se alegra ao oferecer para a comunidade, estruturas e serviços que colaborem com o bem-estar das pessoas. “Acredito que o Ambulatório de Obstetrícia será muito bom para todas as parturientes, que se sentirão mais seguras e muito mais confortáveis. É mais um passo importante para atendermos cada vez melhor a população”.



O Ambulatório de Obstetrícia está instalado em uma área de 120 metros quadrados e conta com Recepção exclusiva para gestantes, Sala de Triagem, Consultório Obstétrico, Sala de Observação com seis leitos e sua estrutura fica estrategicamente anexa à Sala de Parto da instituição. O novo Ambulatório atenderá pacientes SUS e de todos os convênios médicos, como também, atendimentos particulares. A Secretaria de Saúde de Brusque irá investir mensalmente R$ 46.800 para manutenção do Ambulatório, um aditivo feito no contrato que já existe entre o poder público e o hospital.  

Importante destacar que a inauguração do Ambulatório de Obstetrícia complementa este novo momento do Hospital Azambuja voltado a esta especialidade, que recebeu neste ano a implantação da UTI Neonatal e que somada ao Centro Obstétrico, visam garantir o melhor atendimento às pacientes. Vale lembrar ainda que a instituição realiza cerca de 2.000 partos por ano, sendo o hospital de referência em nascimentos para a cidade de Brusque e municípios de toda a região.  

Para o diretor técnico do hospital, Dr. Eugênio José Paiva Maciel, garantir um melhor conforto às gestantes, com um espaço para atendê-las, é o que torna o Ambulatório de Obstetrícia ainda mais relevante à comunidade. “Estou há 29 anos no Hospital Azambuja e fico feliz com tudo o que a instituição tem feito, tem investido, como este Ambulatório. É uma evolução onde quem ganha, são nossos pacientes”.



O secretário de Saúde de Brusque, Dr. Osvaldo Quirino de Souza, frisou que a ação está preconizada na Rede Cegonha, que é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados voltados às gestantes e puérperas. “Mais uma dia especial para a nossa administração. Vamos dar um tratamento diferenciado às nossas gestantes, que vão ter um espaço exclusivo para acolhimento e atendimento”.  

Em seu pronunciamento, o prefeito de Brusque, Ari Vequi, enfatizou a importância deste atendimento especializado. “Preparamos um espaço para que a gestante não precise ser atendida junto com os demais, ou seja, tenha um atendimento exclusivo. Sabemos das dificuldades, da angústia do momento e precisávamos proporcionar um atendimento direcionado. Esse é mais um dos tantos avanços que a parceria da Prefeitura com o Hospital Azambuja vem trazendo à população”.



O acesso à recepção do Ambulatório de Obstetrícia fica na rua lateral ao Hospital Azambuja, onde ficavam instalados os antigos consultórios médicos. O horário de atendimento deste novo espaço será das 7 horas às 19 horas.

Fonte:

Deixe seu comentário