Portal da Cidade Brusque

Saúde

Hospital Azambuja realiza evento de prevenção aos cânceres de mama e próstata

Evento envolveu atividades na rua Azambuja e no pátio em frente ao Santuário

Publicado em 21/10/2019 às 03:01

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação )

A manhã de sábado, 19 de outubro, foi o momento escolhido pelo Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux – Hospital Azambuja para fazer um alerta a mulheres e homens sobre a importância da prevenção aos cânceres de mama e de próstata.

Os dois tipos da doença acometem milhares de pessoas no mundo inteiro, com aumento no número de casos a cada ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Como forma de chamar a atenção sobre o tema, o Hospital Azambuja, através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), realizou diversas atividades, como caminhada, aulas de alongamento e de zumba, recreações para as crianças, teste de glicemia, tipagem sanguínea, orientações sobre nutrição, massagem, aferição de pressão arterial, entre outras. 

A primeira atividade foi a caminhada, que partiu do estacionamento da Loja 1 dos Supermercados Archer e percorreu a rua Azambuja até o pátio do Santuário, em frente ao hospital. A caminhada recebeu o apoio da Guarda de Trânsito de Brusque e no trajeto de quase dois quilômetros, os participantes deixaram sua mensagem sobre saúde aos moradores e pessoas que circulavam pela avenida, como também aos próprios motoristas. 

Já no pátio do Santuário de Azambuja foi montada toda estrutura, com tendas e brinquedos, para receber as demais atrações e projetos. Quem aproveitou a manhã de sábado para prestigiar o evento foi Deusamar Ribeiro da Silva, moradora do bairro Paquetá. Ela ficou impressionada com a estrutura montada pelo hospital no local e assim que terminou suas orações no Santuário, resolveu aproveitar os serviços disponibilizados à população.

“O evento está maravilhoso. Medi minha pressão, conferi a glicemia, fiz exercícios, e até já dancei um pouco de Zumba. Penso que é muito importante o hospital promover eventos assim, que falam sobre saúde e nos deixam alegres, felizes”, contou ela. 

Marli Tiemi Tokunaga participou da caminhada junto com a sobrinha Mirelle Kaori, de 10 anos. Em sua avaliação, foi muito interessante o hospital trazer a proposta de um evento com tantas atividades, promovendo a saúde de todos.

“A mensagem foi passada a todas as pessoas que circularam pela rua Azambuja e penso que a cada ano o evento vai ganhar ainda mais força. E nós, somos parceiros, fazemos a nossa parte, participando e promovendo a saúde”, frisou ela, que atua em uma lanchonete em frente ao hospital. 

Promoção de saúde 

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, Miriam Evangelista Ribeiro, participou do evento promovido pelo Hospital Azambuja e destacou a relevância da ação. “Para nós é sempre muito importante eventos como este, porque tudo o que for em prol da saúde e da prevenção, a Rede Feminina é parceira.

O hospital já é nosso parceiro de longa data, nas mamografias e ficamos felizes com a iniciativa. Cada oportunidade que temos de enaltecer a prevenção, é muito significativa. E o mais interessante é que o hospital reuniu duas campanhas em um mesmo evento, que é o Outubro Rosa e o Novembro Azul, alertando mulheres e homens”, comentou. 

A primeira edição do evento Outubro Rosa – Novembro Azul do Hospital Azambuja foi realizada das 9h às 12 horas e chamou atenção inclusive de pacientes e acompanhantes que estavam na casa de saúde. Das janelas, foram muitos que tiraram fotos das atividades que aconteciam em frente ao Santuário. 

Para a enfermeira do NEPS, Geisiane Sousa Braga, o evento nasceu com o propósito de abraçar as duas causas, trazendo informações que auxiliem as pessoas no seu dia a dia. “Acreditamos que a melhor forma de prevenção é com a promoção à saúde. Então reunimos uma série de atividades, como a caminhada, que é uma prática de atividade física, o alongamento, zumba, temos ainda nas tendas as nutricionistas, com orientações sobre alimentação saudável, a importância da alimentação mais natural na prevenção dos cânceres, e uma série de ações para que as pessoas participem e saiam daqui mais informadas”, enfatizou. 

Na oportunidade, Geise também fez questão de agradecer aos parceiros do evento, que tornaram a proposta possível. “Fica aqui nosso agradecimento a todos os parceiros que abraçaram o evento, como o Grupo de Humanização do hospital, as nutricionistas, a equipe de manutenção, que ficou até tarde nos auxiliando nos preparativos; o Sesc com sua estrutura de brinquedos e som, o Senac com sua equipe, Laboratório Werner Willrich, Qualifisio, Cia da Saúde, Pharmaluz, Projeto Mãos do Bem, Sítio Baumgärtner que trouxe alimentos orgânicos e Óphera Pizzaria Temática. A todos, nossa gratidão”, complementou.

Fonte:

Deixe seu comentário