Portal da Cidade Brusque

Gestão de saúde

Hospital de Guabiruba pode ser administrado por Azambuja

Proposta pode transferir gestão do hospital e poderá oferecer serviços como horário estendido e até exames na unidade guabirubense

Publicado em 21/02/2019 às 05:06

(Foto: Rodrigo Bustamante/Portal da Cidade Brusque)

Uma proposta do prefeito de Guabiruba Matias Kohler pode fazer com que o hospital do município passe a ser administrado pelo Hospital Cônsul Carlos Renaux (Azambuja).

A iniciativa, apresentada há cerca de 15 dias, visa suprir um pleito da entidade brusquense para que o poder executivo colabore com à instituição, visto o grande número de guabirubenses que procuram por atendimento na unidade. De acordo com o prefeito, a ideia sugerida seria o repasse da subvenção que hoje é paga à Associação Hospitalar, no valor de R$ 70 mil.

“Nós apresentamos uma proposta para a administração do Hospital de Azambuja, que estudou e nos apresentou uma contraproposta no valor de R$ 95 mil”, ressaltou Kohler.

 

Baixa e média complexidade

A proposta deverá ser apresentada ainda ao conselho do Hospital de Azambuja, que deverá decidir ou não por firmar a parceria com o município. Para o administrador da entidade, Evandro Roza, a ideia é aumentar a oferta de atendimentos de baixa e média complexidade, evitando assim o deslocamento dos moradores até Brusque.

“Esse é um projeto que ainda não apresentamos no nosso conselho diretor, que precisa dar o aval. Mas a intenção, e acredito que é a do prefeito e nós já tivemos três reuniões com o próprio conselho de Guabiruba, é que a Associação Hospitalar comece gradativamente, em baixa e média complexidade, a ter resoluções para que o atendimento ambulatorial as pessoas possam ficar em Guabiruba mesmo”, explicou Roza, que salientou que o atendimento na unidade, que hoje acontece das 10h às 22h, passe até a 0h.

O administrador do Hospital de Azambuja salientou ainda a possibilidade de oferecer outros procedimentos na unidade de Guabiruba caso o convenio venha de fato a se viabilizar.

“Paralelo a isso também a intenção seria colocar alguns exames que possam ser feitos mesmo em Guabiruba. Inicialmente a gente chegou a pensar em Raio-X, talvez um Ultrassom e questões laboratoriais também”, reiterou Roza.

 

Associação participa das conversas

A diretoria da Associação Hospitalar de Guabiruba, que administra o hospital, tem participado das tratativas envolvendo o poder executivo e a administração da entidade, como explica o presidente da associação, Luiz Schlindwein.

“Eles, em uma reunião no começo de janeiro, nos foi colocado o que seria (implantado) de melhorias dessa gestão que eles estão propondo”, ressaltou Schlindwein.

 

Atendimento eficiente é a meta

Para Roza, essa iniciativa da prefeitura de Guabiruba ajuda a estreitar a relação da comunidade local com a entidade, que é referência em atendimento hospitalar na região. De acordo com o gestor, a ideia principal é passar a oferecer mais serviços na cidade, evitando deslocamentos desnecessários, e de maneira mais eficiente e econômica.

“O objetivo central dessa parceria é que (o atendimento) às pessoas, a nível ambulatorial, fique em Guabiruba, talvez a gente consiga levar especialidades médicas pra atender, ter uma resolução maior em exames de média e baixa complexidade e tentar trabalhar com uma gestão bem enxuta  de custos e nós entendemos, pela experiência que temos, é que a parceria só pode ser positiva, não tem como dar errado, e quem ganha com isso é a população de Guabiruba”, afirmou.

Fonte:

Deixe seu comentário