Portal da Cidade Brusque

SAÚDE

Hospital Imigrantes inicia primeira turma de Residência Médica com sete profissionais

Primeira turma reúne três residentes em Pediatria, dois em Anestesiologia e dois em Ortopedia e Traumatologia

Publicado em 01/09/2026 às 17:25

(Foto: 2M Marketing Medico)

Sete médicos iniciaram nesta terça-feira (1º) a primeira turma de Residência Médica do IMAS/Imigrantes Hospital e Maternidade, em Brusque. A chegada dos profissionais marca a estreia da instituição na formação de médicos especialistas.

A turma é formada por três residentes em Pediatria, dois em Anestesiologia e dois em Ortopedia e Traumatologia. Os programas terão duração de três anos.

Durante esse período, os médicos terão atividades teóricas e práticas e atuarão nos setores relacionados às respectivas especialidades, sempre acompanhados por profissionais responsáveis pela supervisão.

O início das atividades foi marcado por uma aula inaugural no auditório do hospital, com a participação dos residentes, coordenadores dos programas e representantes da instituição.

Formação acontece dentro do hospital

A rotina dos residentes será dividida entre diferentes áreas conforme a especialidade, com aumento gradual da complexidade das atividades durante os três anos.

Na Pediatria, por exemplo, os médicos passarão por setores como UTI, enfermaria, sala de parto e ambulatório.

Segundo o diretor do Hospital Imigrantes, Mário Kaoru, a implantação dos programas levou aproximadamente um ano e meio entre a preparação e as aprovações necessárias.

Entre os integrantes da primeira turma está o diretor técnico do próprio hospital, Celso Rufino Júnior, que iniciou a Residência em Pediatria. A médica Ana Kecia da Costa Campos também integra o grupo da especialidade.

Hospital planeja novas especialidades

O processo seletivo para a primeira turma começou em junho e teve 32 inscrições homologadas. Os candidatos passaram por prova objetiva em agosto, além de avaliação curricular e entrevista.

Com os sete primeiros residentes já em atividade, o Hospital Imigrantes trabalha na possibilidade de ampliar a Residência Médica. Há projetos para oferecer programas de Medicina Intensiva, Cirurgia Geral e Urologia, com perspectiva de abertura de novas turmas em 2027.

Fonte: Portal da Cidade Brusque

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp