Portal da Cidade Brusque

MAIS SAÚDE

Médica internista: diagnostica e trata as mais variadas doenças

Médica em Brusque conta com especialidade que permite o diagnóstico de doenças variadas, desde as mais frequentes às mais raras e complexas.

Publicado em 04/09/2018 às 21:44
Atualizado em

(Foto: Ana Massambani/Portal da Cidade Brusque)

(Foto: Ana Massambani/Portal da Cidade Brusque)

Você já sentiu alguma dor sem saber especificar exatamente em qual órgão ou parte -do corpo, ou então teve algum problema de saúde e ficou na dúvida sobre qual médico se consultar? Sabia que existe uma especialidade médica para esses problemas não tão fáceis de identificar?

O médico internista é o profissional que avalia o paciente adulto no seu todo, levando em conta a complexidade do organismo e a interação de vários distúrbios. O internista é geralmente a melhor opção para o primeiro contato do paciente que não sabe atribuir a queixa de dor a um órgão ou sistema específico ou tem sintomas complexos e confusos. Além de ser a escolha certa para o paciente que já procurou outras consultas, mas não teve sucesso no diagnóstico.

Em Brusque, a médica internista Jackelin Gil Ozuna é um dos poucos profissionais da região com essa especialidade. Formada em Medicina na Venezuela, Jackelin estudou parte da especialização na Espanha, onde encorpou o currículo com estudos sobre tratamento e diagnósticos em Infectologia, mais precisamente em doenças sexualmente transmissíveis.

Jackelin Gil Ozuna atua como médica internista em Brusque há cinco anos, sendo a profissional indicada para acompanhar pacientes adultos e realizar diagnósticos diversos, dos mais simples aos mais complexos. 

“O internista diagnostica e trata desde as doenças mais frequentes às mais raras, como doenças infecciosas, hipertensão arterial, diabetes, problemas metabólicos, doenças respiratórias, transtornos digestivos, distúrbios dos lipídios no sangue, entre outros”, destaca.

Jackelin explica que caso seja necessário, após o diagnóstico encaminha o paciente para o médico da especialidade da doença que está sendo tratada. Mas até lá, ela já deu os primeiros passos no tratamento e muitas vezes todo o processo da cura é feita com o médico internista. “É um caminho mais rápido, além de seguro, para se diagnosticar e tratar a doença. E quando encaminhamos o paciente a um especialista, continuamos com o acompanhamento. Assim, o paciente é atendido por uma equipe multidisciplinar, com cuidados completos”, afirma.

Internistas são os mais preparados para lidar com idosos
Por ser perito em diagnósticos complexos e de doenças que se relacionam, o médico internista também é o mais preparado para lidar com idosos. Já que estes, muitas vezes, apresentam mais de uma doença crônica e sintomas variados. Além de não conseguirem expressar quais  sintomas, de fato, estão sentindo”.

Atendimento domiciliar
A médica Jackelin também realiza atendimentos domiciliares em Brusque. Um grande diferencial. “Muitos dos pacientes do médico internista são idosos e, por isso, têm mais dificuldade para se locomover até um consultório. Os atendimentos domiciliares garantem muito mais conforto ao paciente”.

Com a interação que surge entre a família e a médica, Jackelin acaba frequentemente atendendo a família toda. Até porque é apta a acompanhar o paciente desde a adolescência à velhice. 

Médico da prevenção
Por dar conta de analisar o organismo como um todo, o médico internista é o profissional indicado para que o paciente faça o conhecido checkup. “É importante consultar o médico internista pelo menos uma vez ao ano para saber avaliar a saúde. Ao sinal de qualquer problema já iniciamos a investigação e o diagnóstico precocemente, mesmo que a doença seja assintomática”, destaca Jackelin. 

Planos de saúde
Jackelin Gil Ozuna atende no Pronto Atendimento do Hospital Azambuja, na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Rita e também em consultório no Centro de Saúde Salutar, na rua Augusto Bauer, Jardim Maluche. A médica é conveniada ao plano de saúde do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Brusque (Sintimmmeb) e também à Agemed. 

As consultas – domiciliares e no consultório, podem ser agendadas pelos telefones (47) 3396-7656 ou (47) 99220-2403 (WhatsApp).


Fonte:

Deixe seu comentário