Portal da Cidade Brusque

GUABIRUBA

Médico começa a atender na Unidade de Saúde São Pedro

UBS ficou quase dois meses sem médico por falta de interesse dos profissionais em assumir a vaga.

Publicado em 14/06/2018 às 01:19

(Foto: Divulgação )

Após quase dois meses e dois processos seletivos para contratação de médicos sem interessados em assumir a vaga, começou a trabalhar nesta semana o clínico geral Gustavo Zierke na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro.

O profissional formado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2011 já atuou em Brusque na UBS Águas Claras e passa a completar a equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) do São Pedro, responsável por atender cerca de 5 mil pessoas residentes no bairro e nas localidades de Alsácia, Lorena e Holstein. Com a contratação, as unidades básicas de saúde ficam com suas equipes completas, embora há ajustes quando os médicos tiram suas férias.

O novo médico, que iniciou o trabalho com visitas domiciliares e conhecendo o sistema, elogiou a estrutura e a equipe. Também afirma estar familiarizado com a estratégia da saúde da família devido a experiência em Brusque. “Me sinto bem tranquilo e capaz de realizar esse trabalho com essa equipe muito bem estruturada”, elenca.

A unidade do São Pedro funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, porém todas as segundas-feiras, das 15h às 17h, o atendimento é apenas interno para a reunião de equipe. A coordenadora da Atenção Básica de Guabiruba, Ana Luiza Erthal Scharf, explica que às terças à tarde o atendimento é exclusivo para idosos, às quartas de manhã são realizadas as visitas domiciliares e às quintas à tarde atendem-se gestantes, puérperas e crianças menores de dois anos. “Nos demais períodos o atendimento é normal e as vagas são distribuídas por demanda espontânea (porta), consultas agendadas e emergências”, detalha.

As consultas podem ser marcadas pelo telefone 3308-3167 ou pessoalmente. O posto dispõe de aproximadamente cem consultas médicas semanais entre as agendadas, demanda espontânea, urgências e visitas domiciliares, além de outros atendimentos, como odontológicos, administração de medicamentos, retirada de pontos cirúrgicos e curativos em geral.  As três Agentes Comunitárias de Saúde desempenham atividades coletivas, individuais, visitas, busca ativa, orientações à população, e divulgação das promoções à saúde.

São ofertados também testes rápidos para detecção de hepatites virais B e C, sífilis e HIV e consultas de pré-natal. A consulta de enfermagem, realizada privativamente pelo enfermeiro está disponível para os usuários, bem como a realização do exame citopatológico do colo do útero (preventivo) e o exame clínico das mamas para detecção precoce de câncer de mama.

Prefeitura contrata psiquiatra
Encerra amanhã, 15, as inscrições para o processo seletivo que contrata médico especialista em psiquiatria. A carga horária é de 20 horas semanais e o salário R$ 6.296,16. Os interessados podem verificar as informações completas no link: https://goo.gl/S4PVQ8.

Fonte:

Deixe seu comentário