Portal da Cidade Brusque

Conhecimento

Núcleo de Saúde da ACIBr promove palestra sobre ‘Excelência em Atendimento’

Evento reuniu mais de 150 pessoas

Publicado em 27/06/2019 às 07:18

(Foto: Taiana Eberle/Ideia Comunicação)

Com o mundo mais globalizado, cada vez mais as empresas investem em tecnologia e infraestrutura para oferecer a seus clientes mais agilidade e melhorias na prestação de serviços. Entretanto não é possível ser uma empresa de excelência quando a área de atendimento deixa a desejar e, em se tratando de prestação de serviços na área da saúde, a questão é ainda mais primordial.

Pensando nessa necessidade, o Núcleo de Saúde da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) realizou na noite de terça-feira, 25 de junho, a palestra ‘Excelência em Atendimento’. O evento, realizado na sede da Unimed Brusque, reuniu mais de 150 pessoas, entre colaboradores de nucleados e empresas de modo geral, sendo a maioria atuante na área da saúde.

Esta foi a primeira palestra do Núcleo, iniciado em fevereiro deste ano e que conta com laboratórios, hospitais, clínicas médicas e de fisioterapia.

O Núcleo de Saúde é uma remodelação do então Núcleo de Laboratórios, existente na ACIBr desde 2006. “Para termos mais notoriedade pensamos em organizar essa palestra que, sem dúvida, superou nossas expectativas. Temos como objetivo discutir na iniciativa privada a saúde do município e, através da ACIBr, queremos fortalecer o Núcleo e começar a discutir as políticas de saúde dentro do município. Sabemos que hoje o atendimento está em todas as áreas da saúde, desde técnicos de enfermagem até um técnico de raio-X, e em todas elas é preciso se ter postura e um bom atendimento. São políticas que vamos adotando e estamos muito felizes em ter tido essa grande participação hoje”, declarou o coordenador do Núcleo, Evandro Roza, administrador do Hospital Azambuja, ao afirmar que outras palestras semelhantes devem ser organizadas pelo Núcleo. 

Reflexão 

A palestra foi ministrada pela assessora científica Márcia Martinez Zoratti, da Sarstedt, empresa alemã especializada em produtos médicos.

Ao longo do encontro, de uma forma descontraída e objetiva, a palestrante relatou diversas situações do dia a dia na área da saúde e como é possível mudar pequenos hábitos e posturas em prol de um melhor atendimento.

“Sabemos que medir a qualidade na saúde é muito difícil, até porque trabalhamos com pessoas muito vulneráveis, com patologias muitas vezes difíceis. E o profissional da saúde no atendimento nem sempre conhece as situações que o cliente/paciente enfrenta. Então, ele precisa entender, ter a empatia, poder saber como ajudar e entregar naquele momento tudo o que ele puder de si no atendimento”, detalhou. 

A empatia, segundo ela, é um dos fatores mais importantes a serem praticados na busca pela excelência do atendimento, entretanto, uma das barreiras é a falta de conhecimento e prática do olhar diferenciado em prol do outro.

“Precisamos dar a essas pessoas informações para que elas saibam a importância do atendimento. E entender é saber respeitar a dor do outro, saber ouvir, saber que o outro está em um momento difícil e que veio em busca de proteção. Além disso, costumo dizer que é melhor chamar um paciente de cliente, já que a definição da palavra ‘cliente’ é ‘em busca da proteção’. E cabe a nós, profissionais da saúde, oferecer isso”, completa. 

Outro ponto destacado por Márcia foi sobre a importância da gestão das empresas, que precisam passar da melhor forma as orientações aos colaboradores, já que eles são o reflexo da mesma. Além disso, para ela, é cada vez mais necessário as empresas olharem para seus funcionários e incentivá-los, pois somente através de profissionais bem informados e acolhedores haverá um resultado positivo no atendimento.

“O cuidado de incentivar e valorizar o trabalho dessas pessoas já faz grande diferença. Hoje temos uma grande gama de serviços semelhantes, mas o que faz diferença é a forma que você vai acolher o próximo. E quem está no atendimento muitas vezes também precisa ser acolhido, para poder acolher bem, em especial esse cliente da saúde que sempre está em um momento especial”, pontuou. 

Por fim, a palestrante elogiou a iniciativa do Núcleo, que só tem a contribuir para a melhoria e evolução dos serviços em saúde no município. “É muito interessante e importante esse momento, pois conseguimos ter ideia da grandiosidade que é receber sempre as pessoas com todo o nosso respeito e dedicação ao trabalho. Os profissionais escolheram estar aqui, se dedicar, e foi uma forma de aprendermos juntos, detalhes que as vezes não percebemos no dia a dia”, reforçou.

Aprovação 

A gerente de serviços em saúde da Unimed Brusque, Amanda Sanches Baumel, também ressaltou a importância do tema abordado na noite e agradeceu a oportunidade de a Cooperativa poder sediar o evento. “É uma honra sediar esse evento, tanto pelo tema como por receber outros profissionais de saúde aqui. Sem dúvida o atendimento em excelência é uma bandeira da Unimed Brusque e estamos muito felizes em sermos parceiros do evento”, comentou.

Para a assistente de médicos Priscila Fritz, poder ouvir dicas e sugestões de como melhorar o trabalho, no dia a dia, foi engrandecedor. “Sem dúvida essa palestra foi muito importante, de forma clara, objetiva e atualizada. Fizemos essa reflexão, de fazer esse acolhimento, olhar nos olhos do paciente, e sabemos que às vezes em um sorriso já faz a diferença para aquela pessoa. Foi muito positivo o evento e pretendo vir em outras palestras para aprimorar o conhecimento, que é sempre válido”, avaliou.

Da mesma forma o médico, Dr. Marco Aurélio Boos prestigiou o evento e elogiou a iniciativa do Núcleo. Segundo ele, a busca pela excelência do atendimento é algo que cada vez mais fará a diferença em diversas áreas, e na saúde é fundamental. “Há mais de um ano tenho procurado capacitações nesse sentido, para os meus funcionários, e o que vimos aqui foi algo muito atual e que veio ao encontro do que os meus colaboradores e de demais profissionais da saúde precisam saber, para melhorarmos os atendimentos na área. Valeu a pena ter participado, foi uma ótima iniciativa”, ressaltou.

Integram o Núcleo de Saúde da ACIBr: 

Citolabor 

Qualifisio

Hospital De Olhos De Brusque

Hospital Azambuja

Vitalab Diagnósticos

Laboratório Hoffmann 

Heinz Willrich Laboratórios

Laboratório De Analises Clinicas Verner Willrich

Radus 

Unimed Brusque 

Imigrantes Hospital E Maternidade

Fonte:

Deixe seu comentário