Portal da Cidade Brusque

Observatório

Pesquisa revela satisfação dos pacientes dos postinhos de Brusque

Levantamento foi realizado pelo Observatório Social de Brusque e Região

Publicado em 15/02/2020 às 04:30

(Foto: Prefeitura de Brusque)

Interessados no atendimento do Sistema Público de Saúde do município, o Observatório Social de Brusque (OSBq) resolveu estimar seu desempenho segundo os usuários. Para isso, uma pesquisa levantou a satisfação do público em relação a oito dos serviços fornecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região, do período de outubro a dezembro.

Na incumbência de um voluntário do OSBq, foram visitadas dezenove* unidades, onde foram entregues questionários de forma aleatória aos pacientes dos postos de saúde de cada bairro. Ao todo foram 136 usuários abordados.

Nessa primeira etapa, utilizou-se de uma análise qualitativa do desempenho das unidades, atribuindo-lhes uma nota sobre os serviços oferecidos. A escala variava de: péssimo (2), ruim (4), médio (6), bom (8) ou ótimo (10). Após a coleta de dados, foi realizada a conversão qualitativa para quantitativa das avaliações para melhor leitura e entendimento dos resultados.

Esta foi a primeira pesquisa realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Em razão disso, o Observatório Social não se preocupou em atender a requisitos técnicos de maior complexidade, apenas buscou apresentar um diagnóstico de referência dos serviços. O levantamento foi realizado a fim de apresentar ao Gestor da Pasta informações que podem servir de ferramenta para melhorar ainda mais os serviços prestados, bem como criar uma “competição saudável” entre todas as unidades básicas de saúde onde sempre serão destacadas as mais bem avaliadas.

Como o objetivo dessa pesquisa não é, de forma alguma, difamar os serviços prestados nestes postos de saúde, e sim fornecer uma avaliação de seu desempenho, resolveu-se divulgar apenas os cinco melhores resultados para a imprensa, presentes a seguir:

1. SÃO JOÃO

2. PLANALTO

3. SANTA TEREZINHA

4. MALUCHE

5. GUARANI

Em 2020, as avaliações serão feitas de forma quadrimestral e serão abordados mais usuários, com no mínimo 10 pacientes por UBS.

*Ao todo existem 23 Unidades Básicas de Saúde em Brusque, porém, por conta de reformas e algumas dessas unidades não estarem em funcionamento, nem todas foram consideradas neste levantamento.

Fonte:

Deixe seu comentário