Portal da Cidade Brusque

SAÚDE

Prefeitura firma parceria com Univali para melhor distribuição de medicamentos

47 estagiários foram contratados para auxiliarem na orientação da população quanto ao uso de medicamentos, nas Unidades Básicas de Saúde.

Publicado em 16/07/2018 às 02:00

(Foto: Secom/Divulgação )

Com o objetivo de rever a política de Assistência Farmacêutica do município, a Secretaria de Saúde de Brusque firmou uma parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A iniciativa pretende melhorar a qualidade do acesso à medicação e otimizar recursos.

O projeto iniciou em julho do ano passado. O grupo de trabalho fez uma análise prévia para diagnóstico da situação e verificou como pontos chaves da realidade farmacêutica em Brusque, a questão do acesso aos remédios e a necessidade de ter maior controle e gestão dos recursos aplicados na área.

“Foram avaliados indicadores e a partir disso foi realizada a proposta de descentralização do serviço de farmacêutico. Espera-se que tenha assistência técnica em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) tanto no âmbito da gestão de estoque quanto no cuidado ao usuário”, explica a coordenadora de Assistência Farmacêutica de Brusque, Patrícia Bernardi Sassi.

Para isso a Secretaria de Saúde iniciou a contratação de 47 estagiários de nível técnico e de graduação que atuarão nas UBS para auxiliar no controle da gestão de estoque.

Os farmacêuticos do almoxarifado visitarão todas as unidades periodicamente para fazer esse controle. Já o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realizará o acompanhamento dos pacientes na parte que se refere ao cuidado.

“Contamos com a ajuda de quatro farmacêuticas na equipe Nasf, essas pessoas auxiliarão os usuários nas dificuldades com os medicamentos. Por exemplo, caso a pessoa tenha dificuldade em saber como administrar o medicamento, se deve tomar em jejum ou após as refeições, se há alguma interação medicamentosa”, explica Patrícia.

As primeiras unidades a receberem os profissionais foram do bairro Guarani, Centro, Santa Rita e Jardim Maluche. “Tivemos uma boa receptividade. Conversamos com alguns usuários e todos estão gostando da nova forma como está sendo feito”.

Fonte:

Deixe seu comentário