Portal da Cidade Brusque

CORONAVÍRUS

Quais países e territórios não apresentam casos de Covid-19?

Duzentas nações registram casos de Covid-19 em todo o mundo

Publicado em 31/03/2020 às 08:44
Atualizado em

(Foto: REUTERS/Yves Herman)

Desde dezembro de 2019, o vírus SARS-CoV-2 circula pelo mundo. A medida em que o tempo foi passando, a situação começou a causar preocupação no planeta e em pouco mais de três meses virou uma pandemia que assola a terra, com mais de 770 mil casos e 37 mil mortos.

Originado na China, o vírus primeiro se propagou por diversos países asiáticos como Coréia do Sul e Japão, passando por Irã e Singapura, para depois chegar fortemente a Itália, Espanha e Estados Unidos.

Em 1º de março, a Itália, por exemplo, somava 1969 casos. Quinze dias depois esse número passou a 27764. Hoje, a situação é complexa: o Covid-19 já afeta a 200 países e territórios. Mas ainda há nações e territórios no globo terrestre onde o vírus ainda não chegou.

O caso mais claro é o da Antártida, que não tem nenhum caso positivo do novo coronavírus. Apesar de ser a época do ano em que mais pessoas estão presentes no “Continente Branco” pelo clima um pouco menos rigoroso que de costume. Estima-se que em todo continente vivem permanentemente cerca de cinco mil pessoas. Há ao todo 66 bases científicas de diferentes países das quais 37 são ocupadas todo o ano. A China, por exemplo, reduziu a atividade de suas bases para diminuir ao máximo as possiblidades de contágio.

A mesma situação ocorre com o turismo no continente, que normalmente recebe entre 60 a 80 mil turistas que chegam em cruzeiros à Antártida. Essas e todas as outras atividades turísticas foram suspensas no continente.

A propagação do novo coronavírus pelo mundo é veloz e não reconhece nenhum tipo de fronteira. Apesar disso, existem países que não registraram nenhum caso, inclusive na Ásia, uma das regiões mais afetadas. A pandemia castiga hoje principalmente a Europa e o Estados Unidos, país com maior quantidade de infectados no mundo, com mais de 156 mil casos.

No momento, na América, Granada, país com 110 mil habitantes, não tem nenhum caso de coronavírus. O mesmo acontece com São Cristóvão e Névis, duas ilhas da região do Caribe, unidas em federação e que formam um país que conta com 54 mil habitantes.

Na África, Serra Leoa, Burundi, Lesoto, Malawi e Somália não informaram casos positivos de Covid-19, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na Ásia, quatro nações não registram casos: Iêmen, Turcomenistão, Tajiquistão e Coréia do Norte.

Na Oceania, as Ilhas Salomão, Vanuatu, Samoa, Tonga, Samoa Americana e Niue não possuem casos de coronavírus.

Mesmo assim, muitas destas nações não tem os recursos necessários para poder detectar o novo coronavírus ou passam por regimes, como o da Coréia do Norte, que não divulgam informação sobre dados ou indicadores relativos à saúde pública.


Fonte:

Deixe seu comentário