Portal da Cidade Brusque

Saúde mental

Secretaria da Saúde promove encerramento da campanha Janeiro Branco

Encerramento trará oficinas e outras atividades que são realizadas durante os tratamentos do CAPS

Publicado em 25/01/2018 às 05:07

(Foto: ilustração)

Com o tema "Quem cuida da mente, cuida da vida", até sexta-feira (26), quem passar pelas Unidades Básicas de Saúde e ou pelo Centro de Serviços em Saúde está convidado a participar de um momento de reflexão em alusão a campanha Janeiro Branco.

A Secretaria de Saúde realiza uma dinâmica com bilhetes e urnas, com o intuito de viabilizar o repensar sobre os seguintes aspectos: O que te faz sofrer e o que você espera para 2018. O objetivo da atividade é incentivar as pessoas a pensar no novo ano que iniciou e o que pode ser mudado para se tornar mais feliz e realizado.

O resultado destas urnas trará os temas indicados com maior frequência pela população, dados que serão expostos durante o encerramento da campanha que ocorre no próximo dia 31, na praça da Cidadania. O encontro inicia com uma caminhada dos pacientes e servidores do CAPS 2 e AD.

De acordo com o diretor de Saúde Mental, Jorge Schneider, o encerramento trará oficinas e outras atividades que são realizadas durante os tratamentos do CAPS. Além disso, fará com que a comunidade participe e conheça o trabalho que é desenvolvido com os pacientes. 

“O Janeiro Branco serve para esclarecer a importância de observar a saúde mental. Quando se trata de saúde mental é fundamental pensar em determinantes sociais que acontecem por meio das relações e que podem afetar a saúde mental do indivíduo, como por exemplo, relação entre homem e mulher, pais e filhos, com o trabalho, com a máquina e as tecnologias.”  

Jorge destaca ainda que é importante ficar atento ao estilo de vida que se leva e identificar as situações que mais se intensificam, como falta de momentos de lazer ou trabalhar demais.

Confira a programação do encerramento da campanha, que ocorre na próxima quarta-feira (31)

9h: Caminhada em alusão à data. Saída: CAPS 2 e CAPS AD até a Praça da Cidadania;

10h: Mostra de música. Composição dos usuários do CAPS;

11h30: Exposição dos trabalhos confeccionados nas Oficinas do CAPS;

13h: Mostra das Oficinas terapêuticas que acontecem no CAPS;

14h: Resultado da pesquisa das urnas - discussão;

15h: Encerramento.

Fonte:

Deixe seu comentário