Portal da Cidade Brusque

Covid-19

Secretaria de Saúde inicia testes-rápidos em massa

Estratégia é ir aos lugares onde há maior número de casos ativos da doença

Publicado em 24/08/2020 às 05:40

(Foto: Ilustração)

A partir desta terça-feira (25) a Secretaria de Saúde de Brusque iniciará a testagem para covid-19 nos bairros do município.

A rua Sete de Setembro, no bairro Santa Rita, será a primeira a receber a equipe da Vigilância Epidemiológica, que estará no local entre 9h e 14h, com a Unidade Móvel Covid-19. Na quinta-feira (27) a unidade estará na praça do Azambuja.

“Nossa estratégia é ir aos lugares onde há maior número de casos ativos da doença. Para isso utilizamos o mapa de calor, para saber as regiões onde há mais incidência de Covid-19”, explica o secretário de Saúde, Humberto Fornari.

Qualquer pessoa, a partir de 12 anos, que não apresente sintomas respiratórios, pode ser testada. Para isso é necessário ter em mãos um documento de identidade com foto e o cartão do SUS. “Quem estiver com algum sintoma, como febre, tosse, coriza, deve procurar o Centro de Triagem, no pavilhão da Fenarreco. O teste rápido da unidade móvel é exclusivo para assintomáticos”, ressalta.

Além disso, a partir da próxima semana as Unidades Básicas de Saúde e a Clínica da Mulher, localizada no segundo andar do Centro de Serviços em Saúde, também vão disponibilizar testes rápidos para pessoas assintomáticas, com um número limitado por dia. “Nosso objetivo é testar o maior número de pessoas possível para identificar os positivos , isola-lós dos demais e assim quebrar o ciclo de transmissão Covid 19”, finaliza Fornari.

Dia D de teste rápido para Covid-19

Neste sábado (29) será realizado o Dia D de testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde. Entre 8h e 17h, pessoas com idade a partir de 12 anos podem comparecer a UBS mais próxima e realizar o teste rápido para Covid-19. É necessário apresentar um documento de identidade com foto e cartão do SUS.

Fonte:

Deixe seu comentário