Portal da Cidade Brusque

VALE DO ITAJAÍ

Setor de Hemodinâmica do Hospital Azambuja realiza procedimento inédito

Um procedimento minimamente invasivo que utiliza tecnologia avançada no campo da cardiologia

Publicado em 06/05/2022 às 10:59
Atualizado em

O Setor de Hemodinâmica do Hospital Azambuja realizou na quarta-feira, 4 de maio, a primeira angioplastia coronariana guiada por Tomografia de Coerência Óptica ou OCT (sigla em inglês para Optical Coherence Tomography), procedimento minimamente invasivo que utiliza tecnologia avançada no campo da cardiologia intervencionista.

A angioplastia guiada por OCT é inédita no Vale do Itajaí e uma das alternativas além da conhecida cirurgia aberta. A técnica é indicada em casos de angioplastia coronariana complexa e síndromes coronarianas agudas, como o infarto do miocárdio.

O procedimento foi conduzido pelos médicos cardiologistas intervencionistas Felipe Baldissera e Bruno Casagrande, e pelo médico anestesista, Renan Sossella. De acordo com Baldissera, o OCT fornece imagens tomográficas da microestrutura coronária em alta resolução, possibilitando detalhada caracterização dos componentes e da morfologia da placa aterosclerótica, além de acurada determinação das dimensões vasculares. Com isso, se torna muito importante para o sucesso do procedimento de angioplastia coronariana em anatomias complexas.

 “Ficamos muito satisfeitos em trazer esta técnica, fazendo com que procedimentos cardíacos minimamente invasivos tenham cada vez melhores resultados, transformando o Setor de Hemodinâmica do Hospital Azambuja em referência para toda a região”, ressalta Baldissera.

O gestor hospitalar Gilberto Bastiani, também enaltece a importância da realização da angioplastia guiada por OCT na instituição. "A realização deste procedimento evidencia todo o trabalho realizado no Hospital Azambuja, na busca pelos melhores diagnósticos, procedimentos e tratamentos. Nosso Setor de Hemodinâmica atua há sete meses e demonstra sua significativa relevância para Brusque e região", complementa.

Fonte:

Deixe seu comentário