Portal da Cidade Brusque

Saúde

Sindicato realiza visita com infectologista em empresas metalúrgicas de Brusque

Ação foi realizada na manhã desta sexta-feira (3)

Publicado em 04/07/2020 às 22:44

(Foto: Sintimmmeb)

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque (Sintimmmeb), juntamente com o médico do trabalho e infectologista Dr. Ricardo Alexandre Freitas (CRM/SC 6104 | RQE 14095), realizou na manhã desta sexta-feira (3), uma visita técnica na empresa IMG Brasil, no Bairro Limoeiro, em Brusque. A ação visa orientar trabalhadores e gestores nos cuidados contra a covid-19.   

O Sindicato disponibiliza, por meio do programa criado pela Sintimmmeb Saúde (plano de saúde da categoria), a consultoria do especialista aos trabalhadores e indústrias da categoria, que faz uma avaliação do ambiente laboral e recomenda protocolos de segurança contra o coronavírus. O objetivo é auxiliar na adoção de medidas efetivas contra a propagação do vírus.

O vice-presidente do Sintimmmeb, Jorge Luiz Putsch, que acompanhou a visita de orientação, ressaltou a importância do programa. “É preciso fornecer informação útil e técnica aos trabalhadores e às empresas. Apesar de as formas de prevenção e os cuidados serem bastante difundidos, ainda ficam muitas dúvidas de como se prevenir do Coronavírus, especialmente no ambiente de trabalho. Temos que dar prioridade, sempre, a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. Por isso, é tão importante essa ação”, comentou Putsch.

Entre as instruções dadas aos trabalhadores está o modo de transmissão da Covid-19, tipos de máscaras de proteção e uso correto de Equipamento de Proteção Individual (EPIs), higienização e limpeza de ambientes de uso comum, redução do contato social, entre outros. Ao fim da visita, o médico elabora um relatório com recomendações a serem implantadas. As empresas da categoria que quiserem podem solicitar ao sindicato a consultoria do médico infectologista, por meio do telefone (47) 3251-5900. A adesão ao programa é gratuita.

Ações contra a covid-19 também no sindicato

A sede administrativa do sindicato também recebeu a visita do médico infectologista. Foram sugerido aprimoramento preventivos em alguns setores. Na área da recepção, a distância entre os associados e funcionários foi ampliada, além de faixas com marcações no piso de distanciamento com 1,5m e separação maior entre as poltronas nas salas de espera.

Na sala de homologação de rescisões de contrato de trabalho foi instalada uma barreira transparente de acrílico para evitar o contato entre as pessoas. O uso de máscara segue obrigatório nas dependências do local e há diversos pontos com álcool em gel 70%.

No departamento odontológico, desde o início da pandemia e das restrições de contato por conta do Coronavírus, os profissionais, dentistas e auxiliares, dispõem de máscara cirúrgica, óculos de proteção, Face Shield e avental descartável durante os atendimentos. O sindicato pede que, se possível, o sócio ou dependente vá sozinho e próximo ao horário agendado, para evitar aglomerações desnecessárias.

“Quanto maiores forem os cuidados com os trabalhadores associados e os funcionários, melhor. É importante essa consultoria mais técnica, visto que o contágio da Covid-19 é extremamente rápido. Por isso, todas as barreiras que pudermos criar para evitar a propagação do vírus e proteger as pessoas, nós faremos”, ressaltou o presidente do Sindicato, Eduardo de Souza.

Fonte:

Deixe seu comentário