Portal da Cidade Brusque

Atenção Pais

Testes do Pezinho e da Orelhinha têm novo horário de atendimento

Além da mudança de horário, partir do dia de 3 de fevereiro, haverá mais um dia de atendimento

Publicado em 26/01/2020 às 23:38

A Clínica Uni Duni Tê informa a toda a comunidade de Brusque e região que a partir do dia 3 de fevereiro, os Testes do Pezinho e da Orelhinha passarão a ser realizados em novo horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h.

Além da mudança para o período da manhã, haverá a ampliação para mais um dia de atendimento, agora nas sextas-feiras.

De acordo com a coordenadora da Uni Duni Tê, Valdete Battisti Archer, a mudança visa qualificar o atendimento prestado, tendo em vista que o principal ganho será a redistribuição do fluxo, com um dia a mais de atendimento. “A mudança para o período da manhã se dá tanto por solicitação das famílias quanto para garantir a logística para o envio das amostras coletadas na sexta-feira de manhã, que já podem ser enviadas para o diagnóstico no período da tarde”, comenta.

Ambos os Testes são obrigatórios em todo o território nacional e gratuitos. Os bebês residentes em Brusque, Guabiruba e Botuverá realizam essas triagens na UniDuniTê, há 28 anos, em parceira com as secretarias de Saúde desses municípios.  

3º dia de vida
Outra orientação aos pais é que possam levar os recém-nascidos para a realização dos Testes no 3º dia de vida. “Os Testes do Pezinho e da Orelhinha são triagens neonatais. Assim, quanto mais precoce eles forem realizados, melhor. Para garantir a prevenção e impedir o desenvolvimento das doenças o exame, em especial do Pezinho, deve ser realizado de preferência no 3º dia de vida do bebê, não sendo indicado que se ultrapasse o 5º dia, já que as triagens muitas vezes exigem recoletas ou necessidade de exames complementares”, completa a coordenadora. 

Saiba mais
O Teste do Pezinho é um exame rápido, em que são coletadas gostas de sangue do calcanhar do bebê, com o objetivo de diagnosticar precocemente doenças genéticas e/ou metabólicas que podem levar à deficiência intelectual ou até a óbito, caso não tratadas o mais rápido possível. Com o teste, são investigadas doenças, como: Fenilcetorúria, Fibrose Cística, Hipotireoidismo Congênito, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência de Biotinidase, Hemoglobinopatias e Anemia Falciforme. 

O Teste da Orelhinha é um exame importante para detectar possíveis problemas de audição do bebê. É utilizado equipamento capaz de gerar estímulos sonoros e mostrar como o ouvido do bebê reage a eles. O teste tem como objetivo buscar com mais antecedência possível se a criança possui algum problema auditivo, para facilitar o tratamento. O indicado é que seja realizado até o primeiro mês de vida.

Documentos necessários
Para a realização dos exames são necessários: Cartão Nacional do SUS (da mãe ou da criança); cópia do Comprovante de Residência da família; Certidão de Nascimento do bebê ou Declaração de Nascido-Vivo; Carteira de Saúde do bebê; CPF ou RG dos pais; carteira de Gestante da mãe. 

Mais informações: (47) 3351-2482 (ramal 5) ou (47) 9.8424-0617. A Uni Duni Tê fica na avenida Hugo Schloesser, nº360, bairro Jardim Maluche, anexo a Apae de Brusque.


Fonte:

Deixe seu comentário